Fotografando a escola: o Ensino Fundamental aos olhos de crianças do 1º ano

Thais Monteiro Ciardella, Claudia Valentina Galian

Resumo


A pesquisa de Mestrado (em andamento) da qual se
origina este texto está preocupada em discutir o currículo vivenciado pelas crianças brasileiras no Ensino Fundamental, em um contexto no qual a escola acolhe, pelo menos, cinco anos de sua infância. Neste artigo, trabalhamos com dados advindos da análise de fotografias tiradas por duas crianças que cursam o 1º ano, bem como do que elas contam sobre a escola que frequentam. Cotejando documentos curriculares e elementos oriundos de pesquisa bibliográfica mais ampla sobre as definições legais sobre esse nível de ensino, e seu impacto no trabalho da escola, explicitam-se algumas pistas sobre o lugar da infância na vida escolar.


Palavras-chave


Currículo; Crianças; Infância; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol8.n1.ano2018.art319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.