O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos

Beatriz de Oliveira Abuchaim

Resumo


Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar.


Palavras-chave


Educação Infantil; Planejamento; Currículo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol6.n2.ano2016.art287

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