Hannah Cohen e Julia Nassar
Cada vez mais os aparelhos eletroeletrônicos estão gerando descarte de resíduos por conta da revolução tecnológica que a cada ano traz mais equipamentos com muitas utilidades. Com isso, os aparelhos rapidamente caem em desuso, e assim, as pessoas, ao comprarem os novos produtos, fazem com que a quantidade de resíduos descartados seja significante.
Ao estudarmos um pouco mais sobre a produção desses aparelhos eletroeletrônicos, podemos ter uma maior compreensão e conscientização de como é importante descartar corretamente esses aparelhos para não acabarem indo a um lugar indesejado que cause desastres ao meio ambiente.
Os smartphones são feitos a partir de vários recursos extraídos do meio ambiente, como minérios, dos quais se destacam na produção o lítio, tântalo e cobalto, além dos metais mais raros, como a platina, o que intensifica a pegada global em 18 m² de solo, 12.760 litros de água e 16 kg de emissões de carbono. Segundo a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em um banho econômico de chuveiro elétrico, gastamos aproximadamente 15 litros de água. Assim, fazendo uma comparação, poderíamos tomar 850 banhos utilizando a mesma quantidade de água usada na produção de apenas um smartphone.
Podemos concluir, assim, que os celulares causam um grande impacto no meio ambiente, já que, segundo a pesquisa de Pnud Chad e Jean Damascene Hakuzim, as atividades industriais e a mineração são alguns dos fatores que prejudicam o solo, cortando metade de seu rendimento. Isso acaba prejudicando muito o meio ambiente, pois com a erosão, o solo perde muitos nutrientes necessários para o plantio agrícola, ou mesmo a criação de gado em pastos, que pode tornar-se completamente inviável.
Os eletrônicos, quando descartados inadequadamente, também podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar, sendo, assim, um dos motivos do excesso de poluição no nosso ambiente e que podemos notar com facilidade na nossa sociedade.

A imagem acima ilustra casos de alteração na paisagem resultando em uma grande erosão.
Com isso, diante das questões ambientais levantadas e da preocupação com o descarte do lixo eletrônico, é importante termos uma conscientização da parte dos consumidores e responsabilidade das empresas desde o dia de fabricação até o seu descarte, tendo em vista os impactos ambientais que ele pode causar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Título: Quais as consequências da erosão para o solo?
Link: https://sitiodamata.com.br/blog/duvidas/quais-as-consequencias-da-erosao-para-o-solo/
Autor: sem nome do autor
Título: A cada 5 segundos, mundo perde quantidade de solo equivalente a um campo de futebol
Link: https://news.un.org/pt/story/2019/12/1696801
Autores: Pnud Chad e Jean Damascene Hakuzim
Título: Especialista da ONU diz que Brasil está seguindo “caminho trágico” na área das substâncias tóxicas
Link: https://news.un.org/pt/story/2019/12/1697921
Autor: Eskinder Debebe
Título: Os metais valiosos contidos em seu smartphone – e por que ele pode se tornar um problema ambiental
Link: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-38092622
Autora: Bianca Nogrady
Título: Uma visão sustentável dos resíduos eletroeletrônicos de aparelhos de celular.
Link: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2013/VII-032.pdf
Autores: Aline Guimarães Monteiro Trigo, Thainá Rodrigues Antunes, Rodrigo Samico Balter
Título: Conheça quais são os riscos do lixo eletrônico para a saúde
Autor: Pablo Marques
Título: Quais os impactos ambientais de um smartphone?
Link: https://www.ecycle.com.br/3767-celular-smartphone-impactos-ambientais
Autor: Equipe eCycle