Felipe Caseiro e Pedro Mantovani
Este trabalho é o resultado de pesquisas que informam os problemas da produção, consumo e descarte de roupas que usamos em nosso dia a dia. O vestuário é algo presente e fundamental na sociedade moderna, e hoje em dia é produzido em massa, por essa questão, precisamos encontrar a melhor maneira possível de produzir o vestuário sem que ele prejudique o meio ambiente e também a melhor maneira de o descartar, também precisamos resolver o problema do consumismo na sociedade na parte do vestuário.
A produção de roupas
O problema da produção do vestuário são os materiais usados nele, como fibras sintéticas, polímeros e plásticos que são derivadas do petróleo. O problema disso é que a extração e a transformação do petróleo nesses materiais resultam em diversos problemas para o meio ambiente, como poluição na queima do petróleo e o derramamento no mar. Segundo o site Greenme, especializado no meio-ambiente e em como ter um estilo de vida sustentável, nos últimos 18 anos, a produção de vestuário dobrou principalmente porque o consumidor compra 60% a mais de roupas. De acordo com Greenpeace, isso vem do fato de que a sociedade consumista vem comprando muito mais roupas, levando a terem que descartar mais delas.
O descarte das roupas
Outro grande problema em relação ao vestuário é o descarte inadequado de roupas que faz com que ela não tenha uso após o descarte. Muitas vezes as roupas descartadas vão parar ou no meio ambiente ou em lugares onde não se pode reciclá-las como incineradores ou aterros sanitários, isso prejudica o meio ambiente porque a maioria das roupas é produzida com tecidos sintéticos e por isso demoram muito mais para se decompor, assim atrapalhando a vida silvestre local. Caso elas sejam descartadas em um aterro, elas começam a poluir o solo e o ar da área do aterro. Caso elas vão para um incinerador, elas vão poluir a atmosfera por conta da emissão de CO2.
“O equivalente a um caminhão de roupas é enviado para o aterro ou à incineração a cada segundo, enquanto menos de 1% das fibras têxteis usadas na produção de roupas são recicladas e destinadas para a produção de novas peças”, diz Victoria Almeida, gerente de comunicação para a América Latina da Fundação Ellen MacArthur,
Segundo a profissional, isso representa uma perda econômica anual estimada em 500 milhões de dólares no mundo. Além disso, esse desperdício resulta em altos níveis de poluição. Existe até um termo no universo da moda para este tipo de cultura, em que o consumidor usa uma roupa que está em alta, troca a peça ou descarta e adquire outra que acaba de ser lançada: Fast Fashion.
Resolução do problema
Há diversas maneiras de contribuir para que esse problema acabe, como: comprar menos roupas e assim dando menos dinheiro para a indústria consumista e produzindo menos lixo, saber para onde as roupas que você descarta vão e mandá-las para um lugar onde elas possam ser recicladas ou doar suas roupas para quem precisa ao invés de jogá-las fora. De acordo com a Febratex group, um bom jeito de resolver o problema do descarte de resíduos têxteis é doando-os para ONGs que consegue dá-los a quem precisa.
Resumindo, para evitar prejudicar o meio ambiente, é preciso se informar sobre a origem e o destino das roupas que você compra. Outra coisa boa é comprar menos, porque assim você gera menos lixo e também dá menos dinheiro para a indústria consumista.
Fontes de pesquisa:
RECICLA SAMPA – SAIBA TUDO SOBRE A RECICLAGEM DE RESÍDUOS TÊXTEIS NO BRASIL: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/saiba-tudo-sobre-a-reciclagem-de-residuos-texteis-no-brasil
ECOASSIST – como fazer o descarte de resíduos têxteis.
https://ecoassist.com.br/como-fazer-o-descarte-de-residuos-texteis
GREENME.COM – Roupas poluentes? Sim, nossas roupas poluem e degradam o meio ambiente. Disponível em:
https://www.greenme.com.br/consumir/moda/5187-roupas-poluentes-motivos/