Mariana Pimentel e Laís Calife 

Neste texto, serão apresentados benefícios e prejuízos do uso das hidrelétricas em relação ao meio ambiente, tendo como base inúmeras pesquisas realizadas por engenheiros e especialistas no assunto. O Brasil está no top 8 dos países que mais produzem energia no mundo inteiro, contando com diversas fontes pra sua obtençãoenergia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e a energia nuclear. A energia hidrelétrica advém normalmente de usinas hidroelétricas, onde a energia hidráulica é transformada em energia elétrica. A energia hidráulica é uma fonte confiável para a geração de energia devido ao fluxo constante dos rios, e é por isso que hidrelétricas podem ser encontradas em mais de 150 países. 

 

A pesquisa realizada por Luiz Pinguelli Rosaprofessor titular da Coppe e especialista em ciências, engenharia e doutor em física, aponta que a população da América Latina é 7% da mundial, enquanto o consumo de energia primária é 4,7% do consumo mundial, o que demostra uma desigualdade. 

Fonte da imagem: FAO, ONU, 2003

 

“O Brasil é o primeiro país do mundo em recursos hídricos. Mas, na utilização dos mesmos, o Brasil não é o primeiro, e sim o quarto. É algo pouco conhecido, temos recursos hidrelétricos que não usamos na proporção dos países como os Estados Unidos. O Brasil utiliza aproximadamente 25% de seu potencial hidrelétrico; os Estados Unidos utilizam cerca de 80%” diz Rosa 

 

  MEIOS DE ENERGIA RENOVÁVEL 

Energia renovável ou sustentável é classificada dessa forma quando não libera poluentes ou prejudica o ambiente em seu entorno, por exemplo, a energia nuclear produz enormes danos para o meio ambiente.  

Exemplos de meios de energia renovável: 

-Painéis solares 

Eólica 

-Biomassa 

Geotérmica 

-Oceânica   

-Hídrica 

 

    USINAS HIDRELÉTRICAS 

 

               A imagem abaixo mostra o funcionamento passo a passo das usinas hidrelétricas

Fonte da imagem: Todamatéria.com

 

  1. A energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética é obtida pelo represamento da água; 
  1. Esse represamento provoca a pressão que converte energia hidráulica em energia mecânica; 
  1. Essa energia mecânica é transferida para a turbina hidráulica que será convertida em energia elétrica; 
  1. A energia elétrica produzida é transmitida para uma ou mais linhas de transmissão, interligadas à rede de distribuição; 
  1. Porém, parte dessa energia é “perdida” sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. 

 

       CONSUMO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO DE RECURSOS NATURAIS 

 

Um tópico abordado na pesquisa que pode causar grandes debates é sobre a água ser essencial para a vida de todos seres vivos em grande demanda, e a questão é: em um futuro próximo haverá água o suficiente para tudo isso? Mesmo sendo uma solução que a princípio não prejudique tanto o meio ambiente, evidentemente utiliza muita água, que é um recurso finito.   

 

        DANOS AO MEIO AMBIENTE
 

As hidrelétricas não são tão prejudiciais ao meio ambiente, já que não liberam gases tóxicos que podem causar danos, nem geram riscos de contaminação eminente ao solo ou ao ambiente, porém, ao mesmo tempo, ao ser instalada, uma hidrelétrica modifica o curso do rio e mexe com todo o ciclo de vida que se encontra em seu entorno incluindo flora, fauna e vida humana. Podendo causar um desequilíbrio a longo prazo no habitat. 

Todavia, como diz Alvaro Mari Júnior, engenheiro especialista em Geoprocessamentos e Hidrologia, uma vantagem importante da energia hidráulica é que a mesma é considerada como energia limpa, e comparando a com outras fontes energéticas podemos perceber a diferença de impacto que causam. Quando observada a quantidade de gases de efeito estufa geradas por diferentes fontes de eletricidade, concluímos que a hidrelétrica emite entorno de 60 vezes menos gases que as usinas de carvão e 18 vezes menos que usinas movidas a gás natural.  

Fonte: Luiz Pinguelli Rosa

 

Com certeza, a energia hidrelétrica não é 100% adequada para o meio ambiente pelos motivos já citados, como o uso excessivo de água e modificações nos ecossistemas. Porém, a partir dos fatos coletados, é possível concluir que apesar de ter seus prejuízos, a energia hidrelétrica é atualmente uma das melhores opções para produzir energia de uma forma que não danifique tanto o meio ambiente, sendo assim, umfonte de energia renovável. 

 

 FONTES: 

Rosemar de Queiroz e outros, Geração de energia elétrica através da energia hidráulica e seus impactos ambientais

Disponível em: https://core.ac.uk/reader/270299770  Acesso em: 10/11/20 

 

Luiz Pinguelli Rosa, Geração hidrelétrica, termelétrica e nuclear

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000100005&lang=pt  

Acesso em: 11/11/20 

 

Rosimar Gouveia, Usina Hidrelétrica – TodaMatéria.com

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/usina-hidreletrica/

Acesso em: 18/11/20 

Corredor Ecológico, Energia hidrelétrica: uma fonte de energia renovável? - 16/10/207

Disponível em: https://corredorecologico.com.br/imprensa/artigos/13/energia-hidreletrica-uma-fonte-de-energia-renovavel  – Acesso em: 10/11/20