Revista Veras

Edição Atual

v. 15 n. 1 (2025)
Publicado em setembro 8, 2025

Revista Acadêmica de Educação do Instituto Vera Cruz 

 Revista Veras faz 10 anos com edição especial sobre educação antirracista 

  Pesquisadores das relações étnico-raciais na escola, submetam seus artigos até 31 de maio de 2021. 

 A revista acadêmica Veras, publicada pelo Instituto Vera Cruz, comemora em 2021 uma década de existência e está com inscrições abertas para a submissão de artigos para as duas edições deste ano, que serão lançadas em julho e em dezembro.  

Devido à relevância do tema das relações étnico-raciais e à importância de ampliarmos o conhecimento entre educadores de propostas pedagógicas que desnaturalizem o racismo na sociedade brasileira, na próxima edição serão apreciados trabalhos de pesquisadores que estudam a educação antirracista levando em consideração sua complexidade e os obstáculos sociais para sua implementação, a partir de diferentes quadros teóricos.  

Estudos em filosofia, sociologia e história da educação que propõem reflexões sobre educação antirracista como meios para uma sociedade mais justa serão bem-vindos, bem como relatos de experiência, pesquisas em políticas públicas e em formação de professores que tratem de relações étnico-raciais nas escolas, como uma alavanca para a construção de uma cultura plural.  

Contribuições de pós-graduandos e pesquisadores a respeito de outros aspectos da temática educacional também serão bem-vindas. 

Submissões pelo site: 

www.veracruz.edu.br/instituto/veras 

Clique aqui para conferir as normas de submissão. 

 Veras  

Revista Acadêmica de Educação do Instituto Vera Cruz 

 Edição comemorativa de 10 anos  

Especial sobre educação antirracista 

Submissão de artigos até 31 de maio pelo site 

www.veracruz.edu.br/instituto/veras 

Editorial

Regina Scarpa, Ricardo Prado, Catarina Decome Poker
1-3
Editorial
https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.334
PDF

Artigos

Fábio Luiz de Almeida Bertacini, Matheus Estevão Ferreira da Silva, Patrícia Unger Raphael Bataglia, Cristiane Paiva Alves
19-45
Para uma educação integral: a escuta no processo de promoção do desenvolvimento moral
https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.336
PDF
Júlia Moraes de Oliveira Abuchahla, Tayssa Harumi Matsunaga
46-60
Abordagens interativas para o florescer do letramento de crianças bem pequenas
https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.337
PDF
Felipe Ribeiro Pereira Sarmento, Jefferson Gomes Lima, Luan Augusto Pimentel, Marcos Vinicius de Assis, Bruna Assem Sasso dos Santos
61-88
O filme Matilda (1996): um estudo de caso sob a ótica piagetiana
https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.338
PDF
Fernanda Santos Queiroz Borges da Costa, Isabela Lemos de Lima Cascão, Amália Neide Covic
89-109
O silêncio dos cursos de Pedagogia diante das classes hospitalares
https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.339
PDF
Thais Almeida Costa, Renata Melo, Daiane Trindade
110-131
Planejar e praticar currículo a partir do conceito de justiça curricular: saberes do território como conhecimento a favor da vida digna
https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.340
PDF
Laura Rodrigues Magalhães, Matheus Henrique da Silva Rocha, Guilherme Siqueira Arinelli, Vera Lucia Trevisan de Souza
132-154
Os impactos da Covid-19 na percepção de adolescentes do ensino médio público sobre a vida atual e futura
https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.341
PDF
Ver Todas as Edições