Planejar e praticar currículo a partir do conceito de justiça curricular: saberes do território como conhecimento a favor da vida digna
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Palavras-chave

Currículo. Justiça Social. Justiça Curricular. Conhecimento. Território.

Como Citar

Almeida Costa, T., Melo, R., & Trindade, D. (2025). Planejar e praticar currículo a partir do conceito de justiça curricular: saberes do território como conhecimento a favor da vida digna. Revista Veras, 15(1), 110–131. https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.340

Resumo

Este artigo descreve a elaboração e implementação do
referencial curricular do Projeto Matéria-Prima (SP), guiado
pela justiça curricular, com foco na promoção de educação
integral para estudantes de escolas públicas municipais. O
processo colaborativo envolveu gestores/as, educadores/
as, estudantes e famílias, resultando na Mandala Curricular,
Árvore dos Sonhos e Projeto Interdisciplinar “Território: A
Potência do Nosso Chão”. As práticas analisadas valorizam
conhecimentos locais tendo como horizonte a inclusão
e justiça social, defendendo o currículo como espaço de
transformação e diálogo intercultural, além de destacar a
justiça curricular como conceito teórico-metodológico e
imperativo ético nas práticas educativas.

https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.340
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