Resumo
O presente trabalho é o relato de um percurso que buscou
encorajar o prazer pela leitura e o desenvolvimento do
letramento de um grupo de 9 crianças entre 2 e 3 anos
por meio da abordagem projetual. Observando o interesse
em comum das crianças pelas leituras das educadoras e
a familiaridade com a manipulação dos livros em nosso
espaço de referência, planejamos propostas com o objetivo
de ampliar o repertório literário do grupo e possibilitar o
contato com diferentes linguagens. O método para tal foi a
apresentação periódica e constante das propostas planejadas
em intervalos curtos de tempo, de forma a sustentar o
enfoque na literatura como parte inerente ao cotidiano
da turma, tendo como norte os princípios da abordagem
projetual. O projeto visou não apenas contemplar os
objetivos de aprendizagem curriculares estabelecidos para
a faixa etária, como também fomentar o interesse literário
legítimo do grupo por meio do uso de estratégias interativas
em diferentes momentos do cotidiano das crianças. Ao final
de um ano, observamos as crianças do grupo escolhendo
seus livros cuidadosamente com base nas figuras e assuntos
de suas preferências, contribuindo ativamente durante a
leitura de diferentes livros com comentários sobre figuras,
detalhes e fazendo conexões com seus repertórios, e também
utilizando desenhos para se comunicarem e compartilharem
suas hipóteses escritas, ou seja, desabrochando em seus
processos de letramento.