Thomas, Guilherme e Joaquim
Pesquisas desenvolvidas na produção de roupas revelam os impactos causados no meio ambiente devido ao uso de materiais não sustentáveis. Especialistas no assunto afirmam que existem maneiras mais adequadas de utilizar a matéria prima.
Aqui nós vamos falar sobre esse impacto que pode prejudicar o meio ambiente.
Atualmente, a indústria da moda é responsável pela produção em massa de roupas e calçados compatíveis com o mercado global, fornecendo as maiores redes de lojas de varejo, de acordo com a PET Ambiental (Jun/2019) “essa etapa engloba os procedimentos realizados pelos produtores para que a matéria seja obtida e utilizada a fim de ser transformada no produto final. Entretanto, pode trazer danos em função do uso de agrotóxicos, contaminação do ambiente -solo, água ou ar”.
Pesquisas indicam que os materiais utilizados estão ficando cada vez mais raros e caros de se obter no mercado, como mostra a “evacuação” da Adidas e Nike do mercado desse tipo na China no site Couromoda, na aba Calçado no mundo (22/06/2018), eles dizem que “44% dos calçados da marca foram produzidos no Vietnã em 2017, em comparação com 31% em 2013. A Nike, por outro lado, que já produziu 32% de seus pares na China reduziu esta participação para 19%, em 2017”. Mas mesmo o foco da produção não sendo a China as matérias primas utilizadas em outros setores em excesso causam um desgaste imenso do meio ambiente.
De acordo com a Enegep (2010). O principal impacto ambiental causado por este setor são os resíduos que contêm cromo em sua composição tais como: aparas de couro, na serragem, no farelo e pó de couro, materiais de difícil degradação ao meio ambiente. Os principais problemas ocasionados por estes materiais são:
- – Contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas pelo descarte inadequado dos resíduos.
- – Emissão de odores que geram incômodo significativo à comunidade próximo aos curtumes.
- – Emissão de poluição atmosférica devido ao uso de caldeiras à lenha, óleo combustível e carvão.
De acordo com a matéria “Adidas aumenta produção de tênis feitos com plástico reciclado” (ISTO É,26/02/2019), algumas marcas mundialmente famosas produzem milhões de tênis por dia, mas algumas das fontes utilizadas para a sua confecção prejudicam a fauna e a flora, com isso a Adidas fez um projeto muito interessante em parceria com a Parley e fizeram um tênis mais sustentável. O projeto trata de eles recolherem resíduos aquáticos dos oceanos e fazer um tênis menos prejudicial para o meio ambiente
Conclui-se que a produção de calçados pode ser bem prejudicial à natureza, seja por usar recursos não sustentáveis, ou por gastar muita água em sua produção. Mas existem formas de fazer tênis colaborando com o meio ambiente, como a Adidas fez neste projeto, em que usou o plástico jogado no oceano, como matéria-prima esse ato já é de grande ajuda de parte da marca/rede, porém nós como consumidores podemos fazer nossa parte não exagerando em gasto e uso para que menos peças sejam descartadas. Bem no final podemos todos fazer pequenos sacrifícios para ajudar a produção de vestuário ficar mais ecologicamente sustentável.
Sites:
“Adidas e Nike reduzem produção na China por causa do aumento do custo da mão de obra local”, Equipe Couro Moda (22/06/2018)
Link: https://couromoda.com/noticias/ler/adidas-e-nike-reduzem-producao-na-china/
‘’Adidas aumenta produção de tênis feitos com plástico reciclado’’ revista ISTO É, (26/02/2019) https://www.istoedinheiro.com.br/adidas-aumenta-producao-de-tenis-feitos-com-plastico-reciclado/
‘’Impactos da indústria da moda no meio ambiente’’, Equipe PET Ambiental (03/06/2019) http://www.petesa.eng.ufba.br/blog/impactos-da-industria-da-moda-no-meio-ambiente
‘’IMPACTO AMBIENTAL DA CADEIA PRODUTIVA DO SETOR CALÇADISTA DO VALE DO RIO DOS SINOS’’, Elisa Gatelli, e outros… (outubro de 2010) http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_132_846_16430.pdf