Arthur, Eduardo L, Vitor, Matias
O Sol é a fonte de energia primária do planeta, mesmo assim, não é a mais utilizada. Está sempre presente, emitindo muita energia a todo momento, em todo lugar. É uma fonte de energia renovável, ou seja, nunca vai se esgotar, e pode substituir outras fontes não renováveis, como a queima de combustíveis fósseis, que é finita e está causando muitos problemas no mundo. Neste texto, pretende-se apresentar pesquisas que defendem o uso da energia solar, que pode se tornar a fonte de energia mais usada na Terra.
Energia elétrica
Quando se fala em energia elétrica, fala-se em corrente elétrica: A “energia” que chega na sua casa vem por fios, que possibilitam a corrente elétrica, que, como o nome diz, seria uma corrente de elétrons, passando de átomo em átomo em uma direção. Essa corrente faz os objetos que necessitam de energia em sua casa funcionarem. Por exemplo: Uma lâmpada acende quando a corrente de elétrons passa por uma fina estrutura de metal, e assim ela aquece, e emite luz, iluminando o ambiente.
Com isso explicado, agora será mais fácil entender melhor os modos de “gerar” energia com o Sol.
Placas solares
As placas solares são o jeito mais diferente de conseguir energia: Elas são formadas por “células” fotovoltaicas, que transformam a radiação e luz solar em energia elétrica. São compostas por um material semicondutor, como o silício. Quando os fótons (partícula da luz) incidem nas placas solares, eles “colidem” com os elétrons dos átomos, que se movem por eles criando uma corrente elétrica, e assim, gerando energia elétrica.
Energia Heliotérmica
Energia heliotérmica é gerada usando a luz solar para aquecer. Para que isso ocorra, em um ponto central, há uma área que contém um líquido (geralmente água), que, aquecido pela luz do Sol, evapora, girando uma turbina, que gera energia.
Vantagens e Desvantagens
A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e abundante em quase todo o planeta. Ela não produz poluição ou resíduos, sem oferecer riscos ao meio ambiente, e não faz barulho. Porém, ela também tem desvantagens. Elas são a intermitência da geração e o alto custo da tecnologia: A intermitência da geração é a variabilidade da geração de energia. Em um dia chuvoso não terá tanta luz solar, e assim, os dois (placas solares e estações helioelétricas) não serão tão eficientes quanto em um dia de Sol. O alto custo da tecnologia se refere ao custa da produção, pois necessita de materiais caros. No futuro essa questão pode mudar, mas atualmente, é uma desvantagem.
Como visto, a partir das pesquisas realizadas, energia solar, apesar do problema intermitência da geração, ainda é melhor que muitas outras fontes de energia, e deve ser mais utilizada.
Referências bibliográficas
Sousa, Rafaela. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-solar.htm
Blog “Energês”: https://energes.com.br/fale-energes/entenda-intermitencia-e-complementariedade-energetica/
Equipe do site “Blue Sol”: https://blog.bluesol.com.br/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/