André Fernandes, Antônio Rojo e Pedro Campanella
Este trabalho é feito a partir de pesquisas sobre a produção de aparelhos tecnológicos e seus impactos, desde a extração da matéria prima até a distribuição dos aparelhos.
Nos dias atuais, quase todos os humanos estão cercados de eletrônicos, seja o microondas, seja os smartphones e tablets, todos nós convivemos com eles e por isso cada vez mais essa indústria cresce. Esse crescimento, se dá ao fato de que a tecnologia é, do jeito que a vemos, relativamente “nova” no mundo, então os limites de sua evolução são desconhecidos.
Muito pra pouco
A maioria dos eletrônicos possui em sua composição, diversos minerais como lítio, silício, prata, ouro, plástico, cobre ou até platina que é produzida a partir do petróleo, entre outros.
Por conta desse grande aumento de produção na indústria, esses materiais estão sendo cada vez mais desejados, o que leva a grandes transformações nas paisagens por contas das minas e da procura por petróleo. Para a extração desses minerais, é necessária uma grande devastação na natureza, além de que os minerais são recursos finitos, por isso esses atos de hoje impactam nosso mundo permanentemente.
“Trabalho escravo”
Depois da extração da matéria-prima, é feita a produção desses aparelhos. As grandes fábricas possuem mais de 100 mil trabalhadores, que trabalham quase 10 horas por dia e recebem muito pouco. Com o dinheiro que recebem, é inviável que consigam comprar o aparelho que eles mesmos produziram.
Por mês, cada funcionário da Foxconn, fabricante dos produtos Apple, ganha aproximadamente 500 dólares, ao compararmos com o preço do produto que produzem em milhares diariamente que custa cerca de 700 dólares*, eles ganham cerca de 70% de um dos produtos que produzem. Por isso diversos funcionários trabalham cerca de 100 horas extras por mês o que viola as leis trabalhistas da china, onde se localiza a Foxconn. Pode dar a entender que fazer o produto é mais caro do que contratar o trabalhador por um mês.
Além desses trabalhadores, é necessário na produção desses eletrônicos uma enorme quantidade de água e combustíveis fósseis. São gastos aproximadamente na produção de um smartphone 12.760 litros de água e na produção de computadores cerca de 270kg de combustíveis fósseis.
Distribuição e Descarte
Depois de serem produzidos, esses milhares de aparelhos são enviados para todo o mundo, onde são vendidos para diversas pessoas. Assim cada vez mais estamos cercados de tecnologia, que, por um lado, facilita muitas coisas, porém pode impactar o meio ambiente permanentemente.
Devido ao rápido avanço dessas tecnologias, novos produtos são constantemente lançados fazendo com que essas pequenas mudanças façam com que diversas pessoas queiram os modelos mais novos, mesmo que o seu antigo ainda esteja em perfeito estado. Esse desejo consumista da população pode prejudicar, e muito, o meio ambiente, já que a produção desses aparelhos pode prejudicá-lo.
Uso excessivo
Além de prejudicar o meio ambiente os smartphones podem prejudicar a vida de seu usuário, já que cada vez mais as pessoas se distanciam uma das outras por causa dos celulares, além de que esses aparelhos podem atrapalhar nos momentos de concentração “smartphones podem nos distrair a ponto de não conseguirmos atingir um estado de fluxo no trabalho” Éilish Duke, Departmento de Psicologia Goldsmiths, Universidade de Londres.
Resumo
Então, mesmo que esses aparelhos sejam de grande ajuda e suporte, devemos pensar se a maneira que os tratamos é adequada. Acabar com essa produção é impossível, porém podemos diminuir o impacto ambiental.
Se valorizarmos mais o que temos, e utilizarmos esses aparelhos até que eles já não estejam mais em bom estado, faria com que as compras de novos aparelhos diminuíssem, logo a produção deles também reduziria. Diminuindo a extração de minerais, petróleo, o uso da água e consequentemente os impactos na natureza.
Por isso é importante saber o que usamos e como é feito, para assim pensarmos se podemos fazer isso de uma maneira melhor, mais eficiente, e com menos impactos negativos.
*Comparação feita com o mais novo iphone, o iphone 12 com a versão mais básica a partir desse preço nos Estados Unidos.
Referências
<Iphone City: A cidade da China trabalha 24 horas para fabricar novo modelo>https://veja.abril.com.br/mundo/iphone-city-cidade-da-china-trabalha-24-horas-para-fabricar-novo-modelo/
< Smartphone addiction, daily interruptions and self-reported productivity;Éilish Duke>
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352853217300159
< GESTÃO DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: MAPEAMENTO DA LOGÍSTICA REVERSA DE COMPUTADORES E COMPONENTES NO BRASIL;Lucia Xavier> https://limpezapublica.com.br/textos/gestao_de_residuos_electroelectronicos_mapeamento_da_logistica_reversa_de_computadores_e_componenetes_no_brasil.pdf
< UMA ABORDAGEM SOBRE A RECICLAGEM EM APARELHOS
ELETRÔNICOS; Guilherme Valentim>https://simtec.fatectq.edu.br/index.php/simtec/article/view/231/174
< Poluição das águas – Esgoto, petróleo e metais pesados ameaçam águas; Alice Dantas>https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/poluicao-das-aguas-esgoto-petroleo-e-metais-pesados-ameacam-aguas.htm
<POLUIÇÃO DA ÁGUA ;Vanessa Sardinha dos Santos>
https://www.biologianet.com/ecologia/poluicao-agua.htm
< O que é poluição do ar? Conheça causas e tipos >https://www.ecycle.com.br/2949-poluicao-do-ar.html