Sofia Ferraz e Túlio Souza 

 

 A pesquisa foi feita para descobrir se o algodão sempre foi, ao longo do tempo, o material mais utilizado para a produção de vestuário, já que, atualmente, é o mais comum. Para isso, foram pesquisados, de acordo com a linha do tempo, quais os materiais mais utilizados em cada período. 

Gráfico construído pelos autores do texto

O algodão sempre foi o material predominante nos tecidos, mas, ainda assim, houve e há a busca por novos materiais mais caros e “sofisticados”. É o caso da seda, da lã natural e do linho. Já o algodão é muito mais presente e barato, o que causa sua popularidade. 

Na pré-história, o tecido mais utilizado era a pele dos animais que eles caçavam, mas ao longo do tempoquando surgiu a arte de tecer, por volta dos anos 5000, 7000 AC, as peles de animais deram lugar às roupas de tecido, originando-se do algodão. 

Durante a idade antiga, houve a predominância de quatro tecidos/materiais: o linho, a lã, o algodão e a seda. Neste período, o linho era considerado símbolo de poder e riqueza pelos egípcios, era valorizado e prestigiado. Já a lã teve grande uso na Mesopotâmia. A cidade domesticava carneiros e ovelhas, tornando a lã um material de fácil acesso. O algodão se tornou popular através da Índia e da Etiópia. O Egito também possuía o maior e mais famoso cultivo de algodão, considerado incrivelmente forte e macio. Informações retiradas do artigo de Juliana Sayuri para a Indústria Têxtil e do Vestuário. 

Houve, também, a descoberta da seda na China. Diz-se que fora descoberta por uma princesa chinesa que, ao colher amoras, se deparou com um casulo envolto em fios macios e finos. A partir daí, seda se tornou um tecido considerado nobre, sendo apropriado da realeza chinesa. Atualmente é um tecido caro por conta da produção, que envolve trabalhar “com” os “bichos da seda”. Fatos retirados do artigo de Juliana Sayuri, novamente para a Indústria Têxtil e do Vestuário. 

No período da idade média, a lã foi de longe o tecido mais comum e usado na confecção do vestuário, Hoje em dia é relativamente caro porque os materiais sintéticos com qualidades semelhantes são fáceis de produzir, mas nos tempos medievais, lã, dependendo da sua qualidade, era um tecido praticamente que todos poderiam pagar., diz o site Greelane (site com artigos sobre curiosidades científicas), num artigo sobre a popularidade dos tecidos de lã. 

Na Idade Moderna eram realizadas navegações e tentativas de descobertas de novas matérias primas. Enquanto isso, lã e algodão continuavam ativos nos meios de produção. 

Atualmente (Idade Contemporânea), o tecido mais comum e mais utilizado por todos é o de algodão, mas há também todos os outros tecidos que foracitados ao longo do texto como linho, lã e seda. Nas lojas mais populares, que são as frequentadas por grande parte da população, as vestes são quase sempre de algodão. Assim, lojas que vendem tecidos baratos tendem a ser também mais baratas. Já em lojas que vendem tecidos de lã, linho e seda naturais, são lojas mais caras e mais sofisticadas, reservando o acesso a esse tipo de veste para uma população mais rica. 

Linha do tempo produzida pelos autores do texto

Problemas da compra de vestuário 

A não popularidade por questões de custo dá um outro rumo aos resultados da pesquisaA partir do momento em que há uma grande variedade de tecidos e que boa parte deles não são acessíveis para toda a populaçãoo vestuário se torna mais uma evidência e consequência da desigualdade social. 

 Dependendo da renda que uma pessoa possui, ela vai ou não conseguir comprar roupas de “boa qualidade”. Se não possuir dinheiro nenhum, nem roupas poderá comprar. Por mais que a desigualdade social no meio do comércio de vestes não seja tãvisível, ainda assim é importante ressaltá-la, refletir e discutir um meio de acabar com ela. Caso não seja possível acabar, pelo menos tentar diminuir.  

O problema surge quando nem todos possuem acesso a todos os tipos de vestes. Como dito acima, mesmo roupas de algodão (as mais “comuns”), não são acessíveis para pessoas de baixa renda. Assim, a compra de vestuário, independentemente do tecido, se torna mais um meio da desigualdade social, contribuindo para a constituição de um país, ou comércio privado e injusto.  

Após as pesquisas, foi possível chegar à conclusão de que sim, o algodão é e sempre foi um dos tecidos mais comuns e mais utilizados durante toda a história. Ainda assim, há o surgimento de muitos outros tecidos e materiais, por mais que não sejam tão populares por questões de produção e custo. 

 

Referências Bibliográficas: informações sobre datas, materiais, produções e história. 

Acessos: 16/11/2020 

Préhisria  Tecidos: história, tramas, tipos e usos. Por Dinah Bueno Pezzolo  

Disponível em:https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=H9O8DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=+tecidos+na+pre-historia&ots=BJUq_UdfrV&sig=Cvb179aKFq5uQmJzFkUijkCncsY#v=onepage&q=tecidos%20na%20pre-historia&f=false 

Idade antiga- história dos tecidos-idade antiga e media. Por Juliana Sayuri  

Disponível em:https://textileindustry.ning.com/profiles/blogs/historia-dos-tecidos-idade 

Idade média  Lã: o pano comum da idade média (sem nome do(a) autor(a))  

Disponível em:https://www.greelane.com/pt/humanidades/hist%C3%B3ria–cultura/wool-the-common-cloth-1788618/#:~:text=Na%20Idade%20M%C3%A9dia%20%2C%20a%20l%C3%A3,tecido%20praticamente%20todos%20poderiam%20pagar 

A história das roupas – Jornal Joca (sem do(a) autor(a)) 

Disponível em:https://www.jornaljoca.com.br/a-historia-das-roupas-2/#:~:text=no%20mundo%20ocidental-,Pr%C3%A9%2DHist%C3%B3ria%20(do%20surgimento%20dos%20primeiros%20seres%20humanos%20at%C3%A9%203.500,lugar%20a%20roupas%20de%20tecido. 

Idade moderna- História dos tecidos-idade moderna e contemporânea. Por Juliana Sayuri. 

 Disponível em:https://textileindustry.ning.com/m/blogpost?id=2370240%3ABlogPost%3A40590 

Idade contemporânea- História dos tecidos-idade moderna e contemporâneaPor Juliana Sayuri 

Disponível em: https://textileindustry.ning.com/m/blogpost?id=2370240%3ABlogPost%3A40590 

Fonte pesquisa sobre preços – linho 

Disponível em:ttps://blog.sandromoscoloni.com.br/por-que-o-tecido-de-linho-e-escolha-certeira/#:~:text=A%20absor%C3%A7%C3%A3o%20do%20tingimento%20no,normal%20no%20mundo%20da%20moda. 

, preço: Lã Corriedale para tricot gigante e feltragem em lã natural – 1Kg  

Disponível em:http://maostiqueiras.com.br/produto/la-para-tricot-gigante-em-la-natural/