A suspeita de contágio é caracterizada por sinais e/ou sintomas. Há dois sinais importantes: temperatura alta (acima de 37,7°C) e respiração acelerada. Por isso, a medição da temperatura é fundamental. Os sintomas mais comuns são fadiga, náusea, perda de olfato ou paladar. Em caso de suspeita, os seguintes encaminhamentos são necessários:
A pessoa com sintomas deverá ser orientada a se afastar do trabalho e providenciar a realização de um teste de diagnóstico dos tipos RT-PCR no laboratório ou um teste de antígeno que poderá ser coletado na própria escola mediante agendamento prévio.
A orientação para cada uma delas dependerá do resultado de exame obtido. São imperiosas a limpeza e desinfeção das superfícies mais utilizadas pelo caso suspeito, incluindo as da área de isolamento em que ele poderá ficar num primeiro momento. A identificação de um caso e dos seus contatos precisa ser acompanhada da situação de saúde do infectado e do tratamento necessário, bem como da avaliação das necessidades que possam se apresentar para que a prática do isolamento e da quarentena seja eficiente.
Saiba mais sobre sintomas e contágio em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus_perguntaserespostas/