Ariel Fischer, Rodrigo Pollak e Lucas Pettenatti
No mundo moderno, convivemos com diversos aparelhos tecnológicos os quais nos ajudam em nossas tarefas, trabalhos e no cotidiano, porém, será que eles afetam de forma positiva o meio ambiente, ou será que afetam negativamente? Trouxemos dados sobre as relações entre a tecnologia moderna e o nosso cotidiano para analisarmos.

O site Oficina da Net, através da matéria “O impacto da tecnologia em nossas vidas”, publicada em 14/03/2016, escrita por Nicolas Muller afirma que a tecnologia facilitou praticamente tudo em nossas vidas. Com um smart aparelho, o consumidor encontra diversas funções dentro dele, assim podendo se poupar do trabalho manual e utilizar uma máquina que faz no automático o que precisa. Com esses aparelhos tudo ficou muito mais fácil para todos, possibilitando uma evolução de conhecimento na terra. Diversas profissões surgiram com a tecnologia moderna, como cientista de dados, desenvolvedor de aplicativos, marketing digital… e várias se adaptaram a ela para ajudar no desenvolvimento e produção de sua empresa.
A empresa multinacional Ernst & Young, com base em diversos estudos, apontou que, até 2025, um em cada três postos de trabalho deve ser substituído por tecnologia inteligente. Será que isso será bom para nós humanos? Pensando por um lado, os produtos e mercadorias irão ficar prontos mais rápidos e terá menos gasto de salário, assim gerando mais lucro para a empresa, porém, com isso a taxa de desemprego só tende a subir, mesmo com os novos empregos que estão surgindo.
Segundo informações do blog da empresa SOLAM (Soluções Ambientais e Segurança do Trabalho) atualmente produzir um smartphone requer 12.760 litros de água. Para se ter noção, uma caixa d’água de tamanho médio armazena 224 litros de água. Com o custo de água para a produção de um smartphone podem-se encher 56,9 caixas d’água médias. Sabemos que a quantidade de água é muita, porém, é importante considerar se essa água irá ser reutilizada ou descartada.
O site Consumidor Moderno diz que dentre diversos recursos utilizados para a confecção de um smartphone se usam também minerais e minérios, se destacam minerais como lítio, tântalo e cobalto, além de metais raros como platina, no que isso afeta? Vamos começar falando sobre a paisagem, para a mineração montanhas são dinamitadas, logo, demolidas, acabando com a paisagem natural. As montanhas, por exemplo, poderiam ser o lar de algum animal. Considere-se ainda as tragédias de Brumadinho e Mariana, para os produtores acharem os minérios que precisam eles utilizam muita água para a separação dos minérios e para a extração, essa água acaba virando lama com substâncias químicas e é armazenada em uma barragem da mineradora, o que acontece quando essa barragem quebra? Já vimos o resultado: desde vidas perdidas até rios completamente poluídos pela lama, rios nos quais passam por cidades que precisam dele para a sua sustentação.
Segundo o site AKATU (Por um Consumo Consciente), na produção de um smartphone acontecem emissões de 16kg de carbono em média, o que não é nada bom para o aquecimento global, quanto mais carbono na atmosfera mais irá aumentar o aquecimento global. Para a produção smartphones são extraídos aproximadamente 18 metros quadrados de solo “a demanda por terra na cadeia produtiva de um smartphone vem principalmente da produção de materiais para embalagem (55% do uso da terra), enquanto a extração de material bruto demanda 39% do uso de terra e a mineração consome 5% do uso da terra na fabricação de smartphones.”
Com todas essas informações é possível concluir que a produção de aparelhos eletrônicos não é algo bom para o meio ambiente, porém, seu uso pode sim ajudar o meio ambiente, depende muito da função da máquina/aparelho criado. Portanto, percebe-se que existem dois lados nessa história, o positivo, que ajuda nós humanos a fazer atividades mais difíceis, assim podendo evoluir a cidade/nação, sua própria carreira e em seu cotidiano, e também o lado negativo, a produção desses aparelhos utiliza muitos recursos finitos e isso pode ser perigoso no futuro próximo.
FONTES
https://www.akatu.org.br/noticia/quanta-agua-e-gasta-na-producao-do-seu-smartphone/
Texto “Quanta água é gasta na produção do seu smartphone“
Autor: Equipe AKATU
Texto “Quais são os impactos ambientais de um smartphone?”
Autor: Editor CM
Texto “Produzir um smartphone requer 12.760 litros de água”