Quem nunca parou para observar um animal? Os bichos costumam ser muito amados, principalmente quando se trata de animais de estimação, considerados verdadeiros integrantes de uma família.
Se pudessem se comunicar por meio do código dos humanos, o que esses seres falariam? Mais: se eles pudessem registrar nas páginas de um diário acontecimentos importantes do seu cotidiano e seus sentimentos em relação à vida, o que será que escreveriam?
As respostas a essas curiosas perguntas integram o desafio proposto para o 6º ano: usar a imaginação e elaborar textos para compor esta obra como produto final do Projeto de Leitura e Escrita do 2º trimestre. Diversos textos do gênero diário, ficcionais ou não, foram lidos para inspirar e habilitar nossos jovens escritores.
Ao usarem recursos tecnológicos para digitação dos textos e para todo o processo de revisão, os alunos puderam escrever pelo menos duas versões, considerando nossos comentários e os aprendizados do projeto. Além disso, eles ilustraram suas produções, selecionando fotos.
O resultado final, que ora publicamos, oferece aos leitores a última versão dos alunos, a qual não passou por uma revisão profissional, como ocorre em editoras. Nosso objetivo é apresentar um retrato mais fiel da produção dos estudantes, para que as famílias possam acompanhar o desenvolvimento deles.
Boa leitura!
Equipe de professoras do 6º ano