Animafro
Animafro celebra a nossa cultura ao encenar mitos afro-brasileiros por meio da técnica de animação quadro a quadro (stop motion). Animar é dar a algo alma, energia, vida, movimento… Animafro anima e difunde sábias e tradicionais histórias afro-brasileiras, empregando a beleza e a poesia da linguagem audiovisual artesã.
Em conectividade com a Lei 10.639/11.645, que integrou o ensino da cultura afro-brasileira ao currículo oficial da rede de educação básica, Animafro oferece a professores e alunos recursos para o estudo da mitologia e da cultura afro-brasileira, aborda uma área temática pouco explorada nos campos da animação e da pedagogia, além de contribuir para uma educação voltada à tolerância religiosa e à diversidade cultural brasileira.
As animações foram feitas a partir de uma mescla de técnicas, com predominância da animação de sombras, norteou-se pelo objetivo de permitir a reprodução das cenas com o uso de materiais e procedimentos acessíveis. Assim, qualquer pessoa curiosa e dedicada pode se apropriar desse modo de fazer compartilhado para desenvolver suas próprias animações.