Práticas pedagógicas e educação antirracista de professores(as) de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental, Vitória da Conquista (BA)
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação antirracista
Ensino de Arte
Práticas pedagógicas

How to Cite

Jesus de Santana, J. V., de Amorim Araújo, F., & Santos Pereira, R. (2025). Práticas pedagógicas e educação antirracista de professores(as) de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental, Vitória da Conquista (BA). Revista Veras, 14(1), 49. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/114

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma as práticas pedagógicas de professores(as) de Arte têm contribuído para a implementação da Lei n. 10.639/03 no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se utilizou da entrevista semiestruturada para a produção dos dados. A pesquisa foi realizada com dez professores(as), licenciados(as) em Arte, que atuam na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista (BA), nos anos finais do Ensino Fundamental. Identificou-se, entre outras questões, que há uma carência de material didático voltado ao ensino de Arte com as temáticas demandadas pela Lei nº 10.639/03 e que alguns(as) professores(as) de Arte têm produzido material didático, recorrendo a literaturas afrocentradas e a pesquisas em sites da internet como forma de superar essas limitações.

PDF (Português (Brasil))