Integração curricular em programas de formação de professores: aspectos do projeto curricular do PEC -Formação Universitária Municípios
PDF (Português (Brasil))
Tabela (Português (Brasil))

Keywords

Formação de professores
Integração curricular
Programa de formação de professores em exercício
Avaliação de programas

How to Cite

Vasconcelos Ferreira, M. . (2025). Integração curricular em programas de formação de professores: aspectos do projeto curricular do PEC -Formação Universitária Municípios. Revista Veras, 6(2), 212–236. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/230

Abstract

A partir da análise do projeto curricular de um programa de formação docente, buscou-se identificar dispositivos de integração curricular em suas diferentes dimensões. Foram identificados os seguintes dispositivos: caráter interinstitucional do programa, presença contínua de formadores, articulação de diferentes mídias e modalidades de atividades. Observou-se a ausência ou fragilidade de dispositivos, dentre estes: ausência de participação dos formadores e alunos-professores na construção do currículo e ênfase em uma concepção de autonomia individual. A reflexão sobre a experiência indica condições a serem observadas no planejamento de currículos de formação, além de desafios na proposição de políticas educacionais de formação docente pautadas pela integração e continuidade. 

PDF (Português (Brasil))
Tabela (Português (Brasil))