Estudo do meio em Campos do Jordão: um trabalho interdisciplinar e metacognitivo na formação inicial de professores
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Keywords

estudo do meio
formação inicial de professores
interdisciplinaridade

How to Cite

Monteiro de Castro, A. ., Porto Filgueiras, I. ., Medhat Pechliye, M. ., & dos Santos Jordão, R. . (2025). Estudo do meio em Campos do Jordão: um trabalho interdisciplinar e metacognitivo na formação inicial de professores. Revista Veras, 2(2), 248–259. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/158

Abstract

O presente trabalho relata a proposta de um estudo do meio interdisciplinar e metacognitivo realizado na formação inicial de professores. Os objetivos centrais eram que os licenciandos reconhecessem o estudo do meio como um importante componente curricular para o desenvolvimento da interdisciplinaridade, exercitassem atividades metacognitivas, desenvolvessem autonomia na escolha de temas passíveis de serem abordados na escola básica e delimitassem problemas gerados por projetos coletivos de ensino. Desejávamos, também, sensibilizar os alunos para a percepção das condições concretas necessárias à realização de um estudo do meio. Foram montados grupos mistos compostos por integrantes dos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física. A tarefa desses grupos era, a partir de um estudo do meio proposto pela universidade, elaborar um projeto de estudo do meio para a escola básica. Consideramos o trabalho inovador principalmente por sua natureza metacognitiva. Os alunos vivenciaram um estudo do meio e refletiram sobre sua própria aprendizagem na ocasião e sobre o potencial de ensino desse tipo de atividade na escola básica. O trabalho permitiu a integração entre teoria e prática, na medida em que temas complexos como a interdisciplinaridade, a aprendizagem por projetos e o próprio estudo do meio, que costumam ser abordados a partir de referenciais teóricos, puderam ser vivenciados. Além de conceitos e procedimentos, a experiência possibilitou o trabalho com conteúdos atitudinais, pois a convivência com o diferente e a exigência de saber ouvir, negociar, planejar conjuntamente e administrar conflitos em prol do atendimento dos objetivos comumente estabelecidos estavam presentes.

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