O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos
PDF

Palavras-chave

Educação Infantil
Planejamento
Currículo

Como Citar

de Oliveira Abuchaim, B. . (2025). O planejamento pedagógico na Educação Infantil: as percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Revista Veras, 6(2), 156–179. Recuperado de https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/228

Resumo

Este artigo analisa a importância do planejamento na Educação Infantil, partindo das percepções de professores, diretores e coordenadores pedagógicos. São apresentados dados de um estudo de caso que buscou descrever como o currículo era transposto para o planejamento e deste para o cotidiano dos grupos de crianças, em duas escolas municipais de São Paulo. Foram realizadas entrevistas, observações do cotidiano e análise de documentos. Concluiu-se que o planejamento é valorizado pelos entrevistados, pois garante uma prática mais refletida e fundamentada. O planejamento demanda três ações do professor: escrever sobre o vivido e o projeto futuro; debater com os colegas sobre o processo e pesquisar sobre os temas e as atividades que pretende realizar.

PDF