Escola Vera Cruz Matriz Curricular Processo seletivo - Ensino Médio

Inscreva-se

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

O currículo do Vera Cruz orienta-se pelos documentos definidos pelo Ministério da Educação. A essas diretrizes gerais a Escola agrega outros conteúdos, sempre contemplando as possibilidades interdisciplinares. Conheça o currículo do Ensino Médio, organizado em quatro áreas, cada uma delas composta por um conjunto de disciplinas que compartilham objetivos comuns, além de oferecerem o contato com conteúdos específicos. Ao longo de 2020 e 2021, o Vera tem trabalhado na definição de adaptações no currículo a partir das diretrizes oriundas da recente reforma do Ensino Médio.

Ciências da Natureza | Biologia, Física e Química

Objetivos: apropriar-se da linguagem científica para a representação e a descrição de fenômenos; compreender o processo de produção do conhecimento científico e seu caráter multidisciplinar; compreender o papel dos modelos na construção do conhecimento científico e a interação da ciência com a sociedade; levantar hipóteses; planejar experimentos, além de coletar, organizar e analisar resultados experimentais.

Linguagens | Português, Inglês, Artes, Educação Física e Linguagem Digital

Objetivos: desenvolver a linguagem para atender às demandas oriundas de situações e instâncias públicas e formais de uso das múltiplas linguagens; compreender e usar os sistemas simbólicos; analisar, interpretar e aplicar os recursos de linguagem; conhecer e respeitar as diferentes manifestações culturais; utilizar a linguagem como meio de expressão; colocar-se como protagonista do processo de produção/recepção.

Ciências Humanas | Filosofia, Geografia, História e Sociologia

Objetivos: conhecer a constituição e as dinâmicas das sociedades humanas no espaço e no tempo; conhecer e refletir sobre o mundo em que estamos inseridos e a complexidade de sua estruturação, compreendida como fruto da interação entre os fenômenos naturais e a ação humana; desnaturalizar o mundo, compreendendo-o em sua complexidade; adotar posicionamentos de forma crítica; fazer escolhas e proposições relativas a caminhos possíveis de transformação.

Matemática

Objetivos: estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, contribuindo para o desenvolvimento de competências na produção e disseminação do conhecimento; criar e formular estratégias de resolução para problemas por meio da utilização adequada de símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem matemática; analisar fenômenos aplicando conceitos a uma situação cotidiana, bem como utilizando métodos matemáticos para modelar situações.

Confira o programa curricular 2021.

ELETIVAS OBRIGATóRIAS

Além das disciplinas do núcleo comum, as áreas oferecem disciplinas eletivas com o propósito de contemplar temas complementares e de aprofundamento dos programas. Na 2ª série, os cursos têm duração de um ano, ao término do qual os alunos apresentam uma monografia escrita a partir de um projeto de pesquisa. Na 3ª série, eles são semestrais, e cada aluno frequenta dois cursos ao longo do ano.

PROJETOS OPTATIVOS

No período da tarde, em caráter optativo, os alunos podem participar de diferentes atividades: cursos de Teatro e Espanhol, treinamento esportivo, projetos de Ciência e Tecnologia e Empreendedorismo, e ações comunitárias. Módulos de revisão são oferecidos aos alunos da 3ª série, com aulas preparadas com base nas provas das mais conceituadas instituições de Ensino Superior. A Escola também organiza visitas que estimulam a participação dos alunos em eventos culturais.

REVISÃO PARA VESTIBULAR

A Escola oferece atividades optativas de complementação dos cursos regulares no período da tarde, visando à preparação para os vestibulares já a partir da 2ª série. Durante todo o ano, promovemos diversas provas simuladas, formuladas por professores do Vera Cruz e de cursinhos pré-vestibulares, a partir da exigência dos mais rigorosos exames.