O fracasso escolar em pesquisas acadêmicas na atualidade
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Fracasso escolar
Superação do fracasso escolar
Exclusão na escola

How to Cite

Quatorze Voltas, F., Francisco de Castro Neto, A., & Luiza Néris Sabino, B. (2025). O fracasso escolar em pesquisas acadêmicas na atualidade. Revista Veras, 12(2), 277. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/91

Abstract

Este estudo, de abordagem qualitativa, analisou concepções de fracasso escolar e proposições práticas para o seu enfrentamento, presentes em trabalhos acadêmicos da área da Educação. A investigação utilizou-se da pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio do levantamento de dissertações e teses produzidas no Brasil no período de 2015 a 2020 que tinham como tema central o fracasso escolar. Para tal, foi tomado como fonte um dos principais portais acadêmicos do país, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O referencial teórico contou com os aportes de Maria H. Patto (1999), Paulo Freire (1987) e Pierre Bourdieu (1992). O estudo permitiu concluir que, na atualidade, o fracasso escolar tende a ser discutido, em nível da teoria, a partir de uma visão mais ampla, que busca contextualizar e evidenciar os múltiplos fatores de sua produção. Isso parece indicar um avanço, uma vez que supera concepções anteriores fragmentadas e focalistas. Os achados reafirmam a necessidade de buscar alternativas teórico-práticas que potencializem a garantia do direito ao acesso e permanência à uma educação com qualidade social.

PDF (Português (Brasil))