Para uma educação integral: a escuta no processo de promoção do desenvolvimento moral
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Desenvolvimento moral. Competência Moral. Escuta. Educação.

How to Cite

de Almeida Bertacini, F. L., Ferreira da Silva, M. E., Unger Raphael Bataglia, P., & Paiva Alves, C. (2025). Para uma educação integral: a escuta no processo de promoção do desenvolvimento moral. Revista Veras, 15(1), 19–45. https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.336

Abstract

O texto tem como objetivo estabelecer a relação entre
o processo de escuta e o desenvolvimento moral.
Considerando que, historicamente, a educação no Brasil
priorizou o desenvolvimento cognitivo, argumenta-se sobre
a importância de uma Educação Integral que contemple as
dimensões afetivas, sociais e éticas no desenvolvimento
dos indivíduos. Ao integrá-la às práticas educacionais, as
escolas podem criar ambientes mais inclusivos, respeitosos
e transformadores, nos quais a escuta se apresente como
uma ferramenta crucial, possibilitando o desenvolvimento
moral. O texto se fundamenta nas teorias de Lawrence
Kohlberg e Georg Lind, além de recorrer a outros autores
para estabelecer um diálogo entre conceitos de diferentes
campos, e na abordagem da escuta de Christian Dunker.
Ao final, o artigo propõe práticas pedagógicas alinhadas à
discussão apresentada, reforçando a relevância da escuta no
processo educativo.

https://doi.org/10.14212/rev.v15i1.336
PDF (Português (Brasil))