PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A ESCUTA NO PROCESSO DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MORAL
650-1695-1-AT (Português (Brasil))
650-1694-1-RV (Português (Brasil))
650-1661-1-ED (Português (Brasil))
650-1654-3-RV (Português (Brasil))
650-1654-2-RV (Português (Brasil))
650-1654-1-RV (Português (Brasil))
650-1653-2-SM (Português (Brasil))

Keywords

Desenvolvimento moral
Escuta
Educação
Psicologia

How to Cite

de Almeida Bertacini, F. L., Estevão Ferreira da Silva, M., Unger Raphael Bataglia, P., & Paiva Alves, C. (2025). PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A ESCUTA NO PROCESSO DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MORAL. Revista Veras, 15(1). Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/302

Abstract

Este artigo relaciona o desenvolvimento moral com o processo de escuta. Uma relação relevante na educação em que a escuta como uma das principais ferramentas para possibilitar e promover a Educação Integral. Entretando, qual a qualidade de escuta entre os educadores? Como é o seu desenvolvimento da competência moral? A qualidade de escuta influencia na promoção do desenvolvimento moral de um grupo se quem os conduz nesse caminho não possui habilidades de escuta e competência moral suficientes para tal? Tais questionamentos direcionaram a relação entre esses conceitos, cujo resultado indica que a fala impositiva e a ausência da escuta deixam de favorecer um ambiente potencial para o desenvolvimento moral ocorrer assim como o prejudica, mantendo a heteronomia, restringindo os sujeitos que compartilham deste ambiente aos estágios mais baixos do desenvolvimento moral.

650-1695-1-AT (Português (Brasil))
650-1694-1-RV (Português (Brasil))
650-1661-1-ED (Português (Brasil))
650-1654-3-RV (Português (Brasil))
650-1654-2-RV (Português (Brasil))
650-1654-1-RV (Português (Brasil))
650-1653-2-SM (Português (Brasil))