Escola para todos? Um olhar crítico sobre a construção de uma cultura inclusiva em uma escola brasileira com currículo internacional
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação inclusiva. Organização didáticopedagógica. Diversidade. Cultura inclusiva. Práticas inclusivas.

How to Cite

Betti Galasso, B. J., & Sanches Toca, M. L. (2025). Escola para todos? Um olhar crítico sobre a construção de uma cultura inclusiva em uma escola brasileira com currículo internacional. Revista Veras, 14(2), 210–225. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/289

Abstract

O artigo investiga a inclusão em uma escola brasileira com currículo internacional. O estudo analisa o contexto, os inputs, o processo e os produtos da implementação de um núcleo de práticas inclusivas. A análise dos dados, coletados por meio de questionários online com 34 professores, revela a importância do alinhamento entre projeto políticopedagógico, currículo e formação docente para a construção de uma cultura inclusiva. A pesquisa evidencia a necessidade de ações coordenadas, como o desenvolvimento de políticas
de contratação de pessoas com deficiência, a implementação de programas de apoio pedagógico individualizado e a oferta de formação continuada para a equipe docente. A pesquisa identifica a necessidade de se repensar a organização da escola, superando as concepções homogêneas e fragmentadas de ensino e construindo um ambiente que valorize a diversidade.

PDF (Português (Brasil))