Ler e escrever na Educação Infantil: análise de uma proposta curricular
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação Infantil
Alfabetização
Currículo

How to Cite

Russo Marinho, G. . (2025). Ler e escrever na Educação Infantil: análise de uma proposta curricular. Revista Veras, 6(1), 87–104. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/222

Abstract

Este trabalho discorreu sobre como uma escola de Educação Infantil poderia organizar seu currículo de Práticas de Linguagem, trabalhando a leitura e a escrita, sem escolarizar e, ao mesmo tempo, preservar a identidade do segmento. Para tanto, foi analisada a grade curricular de uma escola, seus documentos de trabalho, sua organização ao longo do ano, bem como os planejamentos semanais do professor. A análise mostrou como é possível o equilíbrio entre essa área do saber e o brincar, necessidade inerente à faixa etária, em função da coerência teórico-prática, das condições institucionais estabelecidas que favorecem tanto a reflexão e a formação docente quanto a constante construção curricular.

PDF (Português (Brasil))