Construindo a gestão democrática em uma escola de educação infantil: análise das estratégias de desenvolvimento de uma reunião de equipe
PDF (Português (Brasil))

Keywords

gestão escolar
estratégias de participação
trabalho em equipe
educação infantil

How to Cite

Kazuko Nishioka, L. ., & Vasconcelos Ferreira, M. . (2025). Construindo a gestão democrática em uma escola de educação infantil: análise das estratégias de desenvolvimento de uma reunião de equipe. Revista Veras, 3(2), 209–230. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/180

Abstract

Tem sido um desafio para os sistemas de ensino e as unidades de educação infantil a concretização em ações cotidianas dos princípios da gestão democrática. Ainda hoje a prática de alguns gestores parece priorizar aspectos burocráticos e administrativos em detrimento da atuação focada na coordenação de uma equipe composta por pessoas em torno de um trabalho coletivo. Este artigo busca refletir sobre possíveis condições e estratégias que podem facilitar a ação dos gestores, especificamente, no desenvolvimento de reuniões (administrativas ou pedagógicas) e contribuir para a realização de um trabalho em equipe na perspectiva de uma gestão democrática. No presente artigo, iniciamos discutindo sobre o desafio da gestão democrática, focando a perspectiva da Educação Infantil e abordando a ação específica dos gestores na unidade. Seguimos delimitando ações da gestão na organização dos eventos de reunião, considerando-os enquanto ambientes formativos. A base de dados foi construída a partir da observação de uma reunião de equipe e da entrevista com a diretora da instituição pesquisada. Por fim, tecemos considerações afirmando a possibilidade e necessidade de assumir estratégias que favoreçam o trabalho coletivo, desde que o gestor assuma seu papel de articulador e a equipe atue com compromisso e envolvimento em objetivos comuns. Reuniões pedagógicas bem estruturadas, em espaço e tempo adequados, que garantam a participação de todos em torno do alcance de metas e objetivos comuns, podem ser caminhos para um melhor aproveitamento de espaços que a escola dispõe.

PDF (Português (Brasil))