Relações entre Biologia e Educação Física: olhar de especialistas sobre uma proposta de sequência didática
PDF (Português (Brasil))

Keywords

interdisciplinaridade
educação física escolar
ensino de biologia

How to Cite

Beraldo Lorena, F. ., Porto Filgueiras, I. ., & Medhat Pechliye, M. . (2025). Relações entre Biologia e Educação Física: olhar de especialistas sobre uma proposta de sequência didática. Revista Veras, 3(1), 103–118. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/171

Abstract

A atual organização curricular de grande parte das escolas brasileiras apresenta-se de forma fragmentada e desconexa, o que limita o desenvolvimento global e integrado das competências e habilidades dos alunos. Os projetos e as sequências didáticas interdisciplinares surgem como uma opção para superar tal limitação, mas ainda existem poucos estudos que abordam experiências de integração curricular na escola. O objetivo deste trabalho foi elaborar, a partir do pressuposto teórico da interdisciplinaridade, uma sequência didática visando à integração das disciplinas de biologia e educação física a partir do tema fisiologia do exercício. O material foi então submetido à análise de especialistas de ambas as áreas a fim de avaliar a viabilidade de se realizar a proposta com alunos do ensino fundamental II. Os pareceres dos avaliadores indicaram aspectos positivos da sequência didática, tais como a diversidade e a criatividade das atividades, a preocupação com o levantamento de conhecimentos prévios e a contextualização dos conteúdos com a vida dos alunos, aspectos estes considerados importantes no processo de aprendizagem. Segundo eles, a sequência elaborada é passível de aplicação e compatível com os objetivos propostos, embora tenha sido ressaltada a dificuldade de encontrar uma escola com disponibilidade para o trabalho interdisciplinar proposto, devido à organização do horário dos professores e à atual fragmentação do currículo. Ainda, a sequência permite ao professor um exercício reflexivo, o que contribui para o aprimoramento de sua prática.

PDF (Português (Brasil))