Editorial
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Lopes Costa Prado, R. ., Prado, R. ., & Viggiani Jalbut, M. . (2025). Editorial. Revista Veras, 3(1), 1–3. Retrieved from https://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/veras/article/view/164

Abstract

Apresentar aos leitores interessados em educação reflexões sobre o fazer pedagógico sempre foi o objetivo fundamental da revista Veras, desde seu primeiro volume, lançado em maio de 2011. E desde aquela edição, gostamos de acolher uma saudável diversidade de pressupostos e pontos de vista, o que se repete na presente edição. Buscando “transpor a barreira do instituído narrado, mas não realizado”, Gardia Vargas e Paulo Sergio Fochi, autores do texto As redes de conhecimento: uma canção em várias vozes, trazem a experiência de duas escolas privadas de educação infantil do Rio Grande do Sul com redes de conhecimento. Para eles, a forma de transpor o terreno das intenções para a prática efetiva passa necessariamente pelo incentivo à participação das crianças em todas as fases do projeto, o qual, nesse caso, teve início com perguntas formuladas pelas próprias crianças, tão fundamentais como esta: “Para onde o sol vai quando chega a noite?”. Vale a pena acompanhar como se deu essa experiência de criação de um ambiente participativo com alunos que, por serem jovens demais, raramente são ouvidos por seus professores ou professoras.

PDF (Português (Brasil))