Blog da Pós

Literatura para Crianças e Jovens

Zine da Cigarra: literatura infantil para gente grande

O Zine da Cigarra surge como uma extensão desse projeto [A cigarra e formiga, de Daisy Carias], trazendo para formato impresso discussões e reflexões sobre literatura infantil, curiosidades, sugestões e indicações literárias para além das redes, em forma de revista. Cria uma pausa em meio a tanto conteúdo e informações, e à nossa cada vez mais frequente falta de atenção. Como cita Luli Radfahrer, no prefácio do livro A revista não está morta, ela é única, atemporal, colecionável, “uma espécie de devoção de seus editores a uma causa”. Minha causa, aqui, é a literatura infantil e a importância e urgência de se conversar sobre ela entre adultos. De reforçar que ela não precisa nem deve ser didatizante, repleta de lições de moral, mas sim transgressora e surpreendente a todas as idades, sem exceção.

Escolhi o termo “Zine” (quem vem de “fanzine”) para reforçar o formato independente e a linguagem informal da publicação. Um fanzine é elaborado, essencialmente, por admiradores e admiradoras de algum assunto — daí a palavra fanzine, combinação de “fanatic” (fanático/a, em inglês) e “magazine” (revista). Sem compromisso, sem vínculos, o fanzine permite total liberdade gráfica, textual e de impressão. É democrático, acessível e livre.

Neste primeiro número, escolhi festejar os 100 anos (que seriam completados no dia 23 de ou-
tubro) de um autor muito importante, mas ainda pouco conhecido e lido no Brasil: Gianni Rodari.
Esta edição traz um pouco de sua biografia, seus livros ilustrados, teóricos e curiosidades, numa
modesta homenagem ao trabalho desse autor tão criativo que amava a infância e sua liberdade e que não fechava os olhos para injustiças e desigualdades; nem mesmo em sua literatura.

Rodari foi pensador, educador, jornalista e escritor, e via todos os atos como políticos, coisa que talvez gere certo desconforto nesse Brasil de 2020. Incômodo necessário e urgente.

(trecho da abertura da Zine da Cigarra #0)

Esta Zine é um trabalho acadêmico realizado por Daisy Carias e apresentado como trabalho de conclusão de curso na pós lato sensu Literatura para crianças e jovens, do Instituto Superior Vera Cruz, em 2020. Caso sinta-se infringido por algum conteúdo publicado, entre em contato pelo formulário disponível no rodapé do site.

Preencha seus dados para fazer o download