Blog da Pós

Literatura para Crianças e Jovens

Fio vermelho que se expande além-livro

“Akai ito” (赤い糸) é uma antiga lenda de origem chinesa, segundo a qual ao nascer um fio vermelho invisível amarra-se em nosso dedo mindinho (que representa o dedo do coração). Esse fio nos une às demais pessoas com as quais nos relacionaremos durante a vida. É um elo que não se rompe. Algumas religiões japonesas consideram esse fio vermelho “elo espiritual”.

Na obra “O Fio Vermelho de Mieko” temos a dimensão da extensão desse fio que  parte do oriente, Japão,  rumo ao Brasil. A história retrata de forma leve e poética a trajetória da ceramista Mieko Ukeseki que parte da província de Mie, Japão, para São Paulo. Um sonho: fazer cerâmica no Brasil.

O livro inicia-se com duas páginas em branco e um fio de lã vermelho solto ao centro, remetendo às cores da bandeira japonesa e ao espaço vazio que permeia a cultura daquele país. À partir daí o leitor é conduzido pelo fio vermelho às aventuras de Mieko através de ilustrações com cores vibrantes, personagens suspensos no ar, voos e pousos. O fio entrelaça-se a outros personagens, como o cachorro “Menino” e mesmo emaranhado perante o caos de uma vida completamente nova em um país distante, a serenidade de Mieko se apresenta silenciosa.

Instalada na cidade de Cunha (São Paulo), Mieko começa a sua produção e vai aos poucos adentrando as casas do Brasil com seus belos e delicados utensílios em cerâmica tão valorosos na cultura japonesa. Promove, assim, a fusão de duas culturas  tão diversas e tão próximas, já que o estado de São Paulo abriga o maior número de imigrantes japoneses do mundo.

Isabel Galvanese e Paulo Oto teceram na obra um fio vermelho que se expande além-livro e envolve o leitor na curiosidade de conhecer mais sobre a arte de Mieko Ukeseki.

O Fio Vermelho de Mieko
Escrito por: Isabel Galvanese
Ilustrado por: Isabel Galvanese e Paulo Otero
Editora Caraminhoca
2023
64 páginas

Débora Fernandes Tavares

Poeta, Professora Universitária temporária do Departamento de Japonês da FFLCH USP, Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (USP).