Blog da Pós

Literatura para Crianças e Jovens

No ponto cego, a vida dupla: vestígios do acontecimento a propósito da leitura de Kramp

Por Meire Gomes

Este ensaio explora a leitura do romance Kramp, de María José Ferrada, como um acontecimento, no sentido de algo que chega, imprevisível, mobilizando um não dizer ou um saber provisório ou impossível (segundo Derrida). Buscaram-se vestígios, pelas imagens oferecidas pelo romance, para analisar o duplo acontecimento: da personagem no texto lido e da leitura na escrita do ensaio. Foram, portanto, por desvios, procurando por detalhes, recorrendo aos sonhos, e tendo como proposta a fragmentação, que se delineou, não uma análise aprofundada do romance, mas os rastros, subjetivos, de uma leitura. Aproximações, com teóricos e poetas, revelaram alguns desses rastros, como a questão da dívida (presente desde a epígrafe), o relato de si, a experiência da infância, bem como a suavidade da linguagem. Palavras-chave: Acontecimento. Leitura. Experiência da infância. María José Ferrada. Luto.

Resumo do ensaio apresentado em 2023, como requisito para obtenção do certificado de conclusão da pós-graduação lato sensu no curso Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

Orientadora: Geruza Zelnys de Almeida

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