Blog da Pós

Literatura para Crianças e Jovens

A literatura pela voz dos jovens

Por Luiza Ribeiro de Barros

Este ensaio traz reflexões a partir de entrevistas com doze jovens leitores oriundos de escolas públicas e privadas, entre 10 e 13 anos, de São Paulo e Belo Horizonte. Tendo sempre o depoimento dos entrevistados como ponto central, discute-se o que é um leitor e o que faz de alguém leitor. Também analisa-se como o jovem se relaciona com a literatura, a construção de seu repertório literário, a importância da autonomia leitora e como esses fatores estão envolvidos na identificação dos jovens com os livros. Por fim, olha-se para elementos que rodeiam o jovem, tais como a família, a escola e as mídias e como participam da formação leitora.

Palavras-chave: jovens leitores, identidades, leitura, literatura

Resumo do ensaio apresentado em agosto de 2022, como requisito para obtenção do certificado de conclusão da pós-graduação lato sensu no curso Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

Orientadora: Denise Guilherme

Preencha seus dados para fazer o download