Blog da Pós

Literatura para Crianças e Jovens

O editor é também autor?

Por Isabel Malzoni

Afinal, a edição é um trabalho essencialmente executivo, “de bastidores”, ou é uma atividade autoral? Este artigo investiga diferentes aspectos que levariam a (e influenciariam) uma autoria na edição, como contexto socioeconômico e político, percepção sobre os leitores, desafios do mercado editorial, entre outros. Para a construção desta reflexão, foram entrevistados importantes editores da literatura infantil e juvenil contemporânea no Brasil – Jiro Takahashi, Isabel Lopes Coelho e Daniela Padilha – sobre suas histórias, as marcas autorais que enxergam em suas escolhas, os contextos em que construíram seus catálogos e as referências que carregam e que contribuíram para que tenham impactado, significativamente, a maneira como se publica esta literatura no país atualmente. As reflexões deles são costuradas às de Roberto Calasso e Kurt Wolff, dois importantes editores estrangeiros que deixaram essenciais registros sobre a “arte editorial”.

Palavras-chave: edição, literatura infantil e juvenil, autoria, mercado editorial.

Resumo do artigo apresentado em agosto de 2022, como requisito para obtenção do certificado de conclusão da pós-graduação lato sensu no curso Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

Orientadora: Denise Guilherme

Preencha seus dados para fazer o download