Blog da Pós

Literatura para Crianças e Jovens

A mediação da obra literária Quando me descobri negra, de Bianca Santana, com adolescentes: contribuições para uma educação antirracista

Por Alessandra Vaz da Silva Francica

Este trabalho apresenta o percurso de mediação de leitura de obra com presença negra, realizado, remotamente, com alunos do 8o ano, do Ensino Fundamental II, em escola particular na zona oeste de São Paulo. Com propósito de destacar caminhos possíveis na construção de uma educação antirracista, de maneira principal às práticas de leitura literária na escola, verificou-se que os diálogos literários críticos promovidos a partir e sobre a leitura literária, potencialmente, suscitam primeiros ou novos olhares para experiências de pessoas racializadas, oportunizando a necessária percepção dos privilégios da branquitude e o importante movimento de desnaturalização das violências raciais cotidianas, no enfrentamento ao racismo.

Palavras-chave: Mediação de leitura. Educação antirracista. Práticas de leitura literária na
escola. Racismo.

Resumo do artigo apresentado em 2021 como trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em Literatura para Crianças e Jovens, do Instituto Vera Cruz
Orientadora: Cristiane Fernandes Tavares