O que será que as crianças consideram como poesia? Quais percepções partilham frente a um texto ou a uma imagem tomadas como poéticas? O que flagram desta linguagem que afeta a cada um de forma tão singular?
Neste episódio do podcast Tantas Literaturas, a professora e coordenadora pedagógica Camila Chiara, especialista em Literatura para Crianças e Jovens pelo Instituto Vera Cruz, nos apresenta sua busca por ampliar e transformar as relações das crianças com a linguagem poética na escola, a partir de um olhar cuidadoso para suas impressões e percepções ao ler e ouvir poesia. Trata-se de um exercício de coragem, escuta, sensibilização e abertura às novas percepções que a poesia propõe, realizado na forma de Vivências Poéticas.
Em sua pesquisa, que envolveu crianças do 5º e 6º ano, desenvolvida em parceria com a professora Marina Apocalypse, ela desafia o senso comum de que não é possível abordar complexidades com idades menores e mostra que a aula é um espaço privilegiado, onde se pode reconhecer a potência do trabalho com a poesia na escola.
Duração: 38 min.
Poemas ou livros mencionados no episódio:
A Onda, de Manuel Bandeira; Ali, de Paulo Leminski; Cigarra e Vaga-lume, em “Pequenas Armaduras”, de Janaina Tokitaka; Sick Transic e Convite, de José Paulo Paes; O porco, a galinha e as estrelas, em “Diálogos Interessantíssimos”, de Gilles Eduar; Palavrear, em “Pesado demais para a ventania: antologia poética”, de Ricardo Aleixo; “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes.
Ficha técnica
Roteiro e Apresentação: Camila Chiara
Narração Vinhetas: Sandra Storino
Arte da Capa: Isabel Galvanese
Músicas: Dado Magnelli
Orientação: Carolina Pezzoni
Edição de Som: Senhor A (Alexandre Gomes)
Idealização: Cristiane Tavares | Instituto Vera Cruz