Quadro de atividades e horários

G5, 1º e 2º ano

Aulas regulares no turno da manhã e aulas no Vera Integral no turno da tarde

Clique na atividade para ler a descrição.

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
13h00 - 14h00Almoço / Higiene e cuidados pessoais / Dencanso / BrincadeirasAlmoço / Higiene e cuidados pessoais / Dencanso / BrincadeirasAlmoço / Higiene e cuidados pessoais / Dencanso / BrincadeirasAlmoço / Higiene e cuidados pessoais / Dencanso / BrincadeirasAlmoço / Higiene e cuidados pessoais / Dencanso / Brincadeiras
14h00 - 15h00ArteInglêsLeituraMúsicaCulinária
15h00 - 16h00Lanche / Lição de casa / BrincadeirasLanche / Lição de casa / BrincadeirasLanche / Lição de casa / BrincadeirasLanche / Lição de casa / BrincadeirasLanche / Descanso/ Brincadeiras
16h00 - 17h00InglêsCiênciasJogos e brincadeirasInglêsJogos e brincadeiras

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Em breve.

Chegada do transporte escolar vindo da Unidade Dona Elisa

12h55

Saída de alunos do período semi-integral

16h00

Saída de alunos do período integral

17h15

Quadro de atividades e horários

3º, 4º e 5º ano

Aulas regulares no turno da tarde e aulas no Vera Integral no turno da manhã

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
8h30 – 9h30Grupo 1: Yoga
Grupo 2: Arte
InglêsArteInglêsCapoeira
9h30 – 10h30Lanche, descanso, lição de casa e brincadeiras
10h30 – 11h30TecnologiaMúsicaInglêsMúsicaInglês
11h30 – 12h45Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Entrada de alunos do período integral

8h30

Entrada de alunos do período semi-integral

10h00

Saída do transporte escolar para a Unidade Praça Emília (Verão)

12h55

Quadro de atividades e horários

3º, 4º e 5º ano

Aulas regulares no turno da tarde e aulas no Vera Integral no turno da manhã

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
8h30 – 9h30ParkourInglêsCiênciasInglêsCulinária
9h30 – 10h30Lanche, descanso, lição de casa e brincadeiras
10h30 – 11h00Capoeira
11h00 – 11h30MúsicaArteInglêsArteInglês
11h30 – 12h45Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Entrada de alunos do período integral

8h30

Entrada de alunos do período semi-integral

10h00

Saída do transporte escolar para a Unidade Praça Emília (Verão)

12h55

Quadro de atividades e horários

G5, 1º e 2º ano

Aulas regulares no turno da manhã e aulas no Vera Integral no turno da tarde

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
13h00 – 14h00Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso, lição de casa e brincadeiras
14h00 – 15h00Grupo 1: Inglês
Grupo 2: Arte
InglêsGrupo 1: Musica
Grupo 2: Leitura
Corpo e
Movimento
Culinaria
15h00 – 16h00Lanche, descanso, lição de casa e brincadeiras
16h00Saída do semi-integral
16h00 – 17h00Grupo 1: Inglês
Grupo 2: Corpo e
Movimento
ArteGrupo 1: Tecnologia
Grupo 2: Yoga
InglêsCapoeira

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Chegada do transporte escolar vindo da Unidade Dona Elisa

12h55

Saída de alunos do período semi-integral

16h00

Saída de alunos do período integral

17h15

Quadro de atividades e horários

G5, 1º e 2º ano

Aulas regulares no turno da manhã e aulas no Vera Integral no turno da tarde

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
13h00 – 14h00Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso, lição de casa e brincadeiras
14h00 – 15h00Grupo 1: Arte
Grupo 2: Inglês
InglêsGrupo 1: Musica
Grupo 2: Literaura
ParkourCapoeira
15h00 – 15h30Inglês
15h30 – 16h00Lanche, descanso, lição de casa e brincadeiras
16h00Saída do semi-integral
16h00 – 17h00Grupo 1: Inglês
Grupo 2: Brincando com a dança
CircoGrupo 1: Tecnologia
Grupo 2: Yoga
InglêsCulinaria

Chegada do transporte escolar vindo da Unidade Dona Elisa

12h55

Saída de alunos do período semi-integral

16h00

Saída de alunos do período integral

17h15

Quadro de atividades e horários

G5, 1º e 2º ano

Aulas regulares no turno da tarde e aulas no Vera Integral no turno da manhã

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
8h30 – 9h30TecnologiaCiênciasInglêsCorpo e
Movimento
Capoeira
9h30 – 10h30Lanche, descanso, lição de casa e brincadeiras
10h30 – 11h30Corpo e
Movimento
InglêsArteInglêsInglês
11h30 – 12h45Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Entrada de alunos do período integral

8h30

Entrada de alunos do período semi-integral

10h00

Saída do transporte escolar para a Unidade Dona Elisa

12h50

Quadro de atividades e horários

G5, 1º e 2º ano

Aulas regulares no turno da tarde e aulas no Vera Integral no turno da manhã

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
8h30 – 9h30ParkourYogaInglêsArteCulinária
9h30 – 10h30Lanche, descanso, lição de casa e brincadeiras
10h30 – 11h00TecnologiaInglêsMúsicaInglêsCapoeira
11h00 – 11h30Inglês
11h30 – 12h45Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Entrada de alunos do período integral

8h30

Entrada de alunos do período semi-integral

10h00

Saída do transporte escolar para a Unidade Dona Elisa

12h50

Quadro de atividades e horários

G2, G3 e G4

Aulas regulares no turno da tarde e aulas no Vera Integral no turno da manhã

Segundas-feiras
8h30-9h45 Os polinizadores e a cidade
9h45-10h00 Lanche (fruta)
10h00-11h00 Corpo e movimento
11h00-11h30 Canções em inglês
11h30-12h45 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura


Terças-feiras
8h30-9h15 Brincadeiras na natureza
9h15-9h45 Canções em inglês
9h45-10h00 Lanche (fruta)
10h00-11h00 Os polinizadores e a cidade
11h00-11h30 Corpo e Movimento
11h30-12h45 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura


Quartas-feiras
8h30-9h45 Brincadeiras na natureza
9h45-10h00 Lanche (fruta)
10h00-11h00 Atividade quinzenal
(leitura / plantas alimentícias não convencionais)
11h00-11h30 Canções em inglês
11h30-12h45 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura

Quintas-feiras
8h30-9h15 Os polinizadores e a cidade
9h15-9h45 Canções em inglês
9h45-10h00 Lanche (fruta)
10h00-11h00 Atividade quinzenal
(leitura / plantas alimentícias não convencionais)
11h00-11h30 Brincadeiras na natureza
11h30-12h45 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura


Sextas-feiras
8h30-9h15 Culinária
9h15-9h30 Fruta e preparado da culinária
9h45-10h30 Lanche (fruta)
10h00-10h30 Entrada do semi-integral e Capoeira
10h30-11h30 Inglês
11h30-12h45 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura

 

 

 

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
8h30-9h45
Os polinizadores e a cidade
8h30-9h15
Brincadeiras na natureza

8h30-9h45
Brincadeiras na natureza
8h30-9h15
Os polinizadores e a cidade
8h30-9h15
Culinária
9h15-9h45
Canções em Inglês
9h15-9h45
Canções em Inglês
9h15-9h30
Fruta e preparado da culinária
9h45-10h00
Lanche (fruta)
9h45-10h30
Entrada do semi-integral e Capoeira
10h00-11h00
Corpo e Movimento
10h00-10h30
Os polinizadores e a cidade
10h00-11h00
Atividade quinzenal (Leitura / Plantas alimentícias não convencionais)

10h00-11h00
Atividade quinzenal (Leitura / PANCs)
10h30-11h30
Corpo e Movimento
10h30-11h30
Inglês
11h00-11h30
Canções em Inglês
11h00-11h30
Canções em Inglês
11h00-11h30
Brincadeiras na natureza
11h30-12h45
Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Entrada de alunos do período integral

8h30

Entrada de alunos do período semi-integral

10h00

Saída do transporte escolar para a Unidade Alvilândia

12h55

Quadro de atividades e horários

G2, G3 e G4

Aulas regulares no turno da tarde e aulas no Vera Integral no turno da manhã

Segundas-feiras
8h30-9h30 Culinária
9h30-10h00 Lanche (fruta)
10h00-11h00 Yoga
11h00-11h30 Canções em inglês
11h30-12h40 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura

Terças-feiras
8h30-9h30 O sol e os elementos da Natureza
9h30-10h00 Canções em inglês
9h45-10h00 Lanche (fruta)
10h00-10h30 Culinária
10h30-11h30 Esculturas Gigantes
11h30-12h40 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura

Quartas-feiras
8h30-9h45 Esculturas Gigantes
9h45-10h00 Lanche (fruta)
10h00-11h00 Circo
11h00-11h30 Canções em inglês
11h30-12h40 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura

Quintas-feiras
8h30-9h30 Jogos e Brincadeiras no gramado
9h30-10h00 Canções em inglês
10h00- Lanche (fruta)
10h00-11h00 Leitura
11h00-11h30 Tocas e esconderijos. Quer brincar?
11h30-12h40 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura

Sextas-feiras
8h30-9h30 Culinária
9h30-10h00 Lanche (fruta)
10h00-11h00 Capoeira
(Brincadeiras e construção de instrumentos)
11h00-11h30 Inglês
11h30-12h40 Almoço, higiene e cuidados

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
8h30-9h45
Os polinizadores e a cidade
8h30-9h15
Brincadeiras na natureza

8h30-9h45
Brincadeiras na natureza
8h30-9h15
Os polinizadores e a cidade
8h30-9h15
Culinária
9h15-9h45
Canções em Inglês
9h15-9h45
Canções em Inglês
9h15-9h30
Fruta e preparado da culinária
9h45-10h00
Lanche (fruta)
9h45-10h30
Entrada do semi-integral e Capoeira
10h00-11h00
Corpo e Movimento
10h00-10h30
Os polinizadores e a cidade
10h00-11h00
Atividade quinzenal (Leitura / Plantas alimentícias não convencionais)

10h00-11h00
Atividade quinzenal (Leitura / PANCs)
10h30-11h30
Corpo e Movimento
10h30-11h30
Inglês
11h00-11h30
Canções em Inglês
11h00-11h30
Canções em Inglês
11h00-11h30
Brincadeiras na natureza
11h30-12h45
Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Entrada de alunos do período integral

8h30

Entrada de alunos do período semi-integral

10h00

Saída do transporte escolar para a Unidade Alvilândia

12h55

Quadro de atividades e horários

G2, G3 e G4

Aulas regulares no turno da manhã e aulas no Vera Integral no turno da tarde

Segundas-feiras
13h00-14h15 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura
14h15-15h00 PANCs
15h00-15h30 Canções em inglês
15h30-16h00 Lanche
16h00 Saída semi-integral
16h00-17h15 Atividade quinzenal
(Os polinizadores e a cidade / Leitura)


Terças-feiras
13h00-14h15 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura
14h15-15h00 Brincadeiras na natureza
15h00-16h00 Yoga
15h30-16h00 Lanche
16h00 Saída semi-integral
16h00-17h30 Canções em inglês
16h30-17h15 Brincadeira no gramado


Quartas-feiras
13h00-14h15 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura
14h30-15h30 Yoga
15h30-16h00 Lanche
16h00 Saída semi-integral
16h00-16h30 Canções em inglês
16h30-17h15 Os polinizadores e a cidade


Quintas-feiras
13h00-14h15 Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura
14h15-15h00 Inglês
15h00-15h30 Brincadeiras na natureza
15h30-16h00 Lanche
16h00 Saída semi-integral
16h00-17h15 Atividade quinzenal
(leitura /PANCs)


Sextas-feiras
13h00-14h00: Almoço, higiene e cuidados pessoais,
descanso e leitura
14h00-14h45 Capoeira
14h45-15h15 Inglês
15h15-16h00 Lanche, saída do semi-integral e
brincadeiras no

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
13h00–14h15
Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura
13h00–14h00
Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura
14h15-15h00
PANCs
14h15-15h00
Brincadeiras na natureza
14h30-15h30
Yoga
14h15-15h00
Inglês
14h00-14h45
Capoeira
15h00-15h30
Canções em Inglês
15h00-16h00
Yoga
14h45-15h15
Inglês
15h15-16h00
Lanche, saída do semi-integral e brincadeiras no gramado
15h30-16h00
Lanche
16h00
Saída semi-integral
16h00-17h15
Atividade quinzenal ((Os polinizadores e a cidade / Leitura)
16h00-16h30
Canções em Inglês
16h00-16h30
Canções em Inglês
16h00-17h15
Atividade quinzenal (Leitura / PANCs)
16h00-17h00
Culinária
16h30-17h15
Brincadeiras no gramado
16h30-17h15
Os polinizadores e a cidade

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Chegada do transporte escolar vindo da Unidade Alvilândia

12h55

Saída de alunos do período semi-integral

16h00

Saída de alunos do período integral

17h15

Quadro de atividades e horários

G2, G3 e G4

Aulas regulares no turno da manhã e aulas no Vera Integral no turno da tarde

Segundas-feiras 13h00-14h30 Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura 14h30-15h00 Canções em inglês 15h00-15h30 Tocas e esconderijos. Quer brincar? 15h30-16h00 Lanche 16h00 Saída semi-integral 16h15- Literatura/ o Sol e seus elementos Terças-feiras 13h00-14h30 Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura 14h30 Circo e Sol e Esculturas Gigantes 15h30-16h00 Lanche 16h00 Saída semi-integral 16h00-16h30 Canções em inglês 16h30-17h00 Tocas e esconderijos. Quer brincar? Quartas-feiras 13h00-14h30 Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura 14h30-15h30 Circo 15h30-16h00 Lanche 16h00 Saída semi-integral 16h00-16h30 Canções em inglês 16h30-17h00 Tocas e esconderijos. Quer brincar? Quintas-feiras 13h00-14h30 Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura 14h30-15h00 Canções em inglês 15h00-15h30 Esculturas Gigantes 15h30-16h00 Lanche 16h00 Saída semi-integral 16h00-16h30 Atividade quinzenal (Literatura) 16h00-16h30 Atividade quinzenal (Culinária) Sextas-feiras 13h00-14h30: Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura 14h00-15h00 Capoeira (Brincadeiras e construção de instrumentos) 15h00-15h30 Inglês 15h30-16h00 Lanche, saída do semi-integral e brincadeiras no gramado 16h00-17h00 Culinária

Clique na atividade para ler a descrição.

Segundas-feirasTerças-feirasQuartas-feirasQuintas-feirasSextas-feiras
8h30-9h45
Os polinizadores e a cidade
8h30-9h15
Brincadeiras na natureza

8h30-9h45
Brincadeiras na natureza
8h30-9h15
Os polinizadores e a cidade
8h30-9h15
Culinária
9h15-9h45
Canções em Inglês
9h15-9h45
Canções em Inglês
9h15-9h30
Fruta e preparado da culinária
9h45-10h00
Lanche (fruta)
9h45-10h30
Entrada do semi-integral e Capoeira
10h00-11h00
Corpo e Movimento
10h00-10h30
Os polinizadores e a cidade
10h00-11h00
Atividade quinzenal (Leitura / Plantas alimentícias não convencionais)

10h00-11h00
Atividade quinzenal (Leitura / PANCs)
10h30-11h30
Corpo e Movimento
10h30-11h30
Inglês
11h00-11h30
Canções em Inglês
11h00-11h30
Canções em Inglês
11h00-11h30
Brincadeiras na natureza
11h30-12h45
Almoço, higiene e cuidados pessoais, descanso e leitura

Programação planejada para o início do semestre, podendo sofrer alterações ao longo do ano.

Chegada do transporte escolar vindo da Unidade Alvilândia

12h55

Saída de alunos do período semi-integral

16h00

Saída de alunos do período integral

17h15

Jogos pré-desportivos

O objetivo dessa proposta é ensinar os movimentos básicos das modalidades esportivas, por meio de jogos e brincadeiras, para que as crianças aprendam e aperfeiçoem gestos motores, técnicas e táticas, bem como habilidades de desempenho que capacitam para jogar melhor. O foco do trabalho são as noções corporais e de sociabilidade inerentes aos jogos pré-desportivos, com propostas centradas na introdução de modalidades esportivas como vôlei, handebol, futebol, taco, rebote, peteca, queimada, dentre outras.

Ciências

O que é preciso ter na água para que determinados seres vivos se desenvolvam? A intenção desse projeto é envolver as crianças nessa problemática, a partir de um estudo sobre a qualidade da água e as características necessárias para o desenvolvimento de seres vivos, como girinos e camarão de água doce. O laguinho construído em Ciências e Tecnologia pelas crianças dessa faixa etária será o campo de observação, registro e pesquisa.

Canções em inglês

Neste módulo, a música é praticada juntamente com a língua inglesa, que é apresentada às crianças por meio das letras de músicas, com ênfase nas pronúncias das palavras e seus significados. A musicalização é trabalhada principalmente por meio do canto e da música corporal, e as crianças experimentam instrumentos como ukulele e violão, além de alguns de percussão criados com elementos presentes na rotina – por exemplo, bancos, panelas, lápis. Também são incentivados momentos individuais em solos de performance e improvisação, que chamamos de “músicas inventadas”. Outra prática realizada em roda são os circuitos, em que as crianças revezam os instrumentos distribuídos ao trocarem de posição, experimentando todos eles.

Arte

Arte Inspirados na natureza e em paisagens presentes dentro e fora da Escola, tomaremos a modelagem como foco de estudo e expressão de ideias e desejos. A relação entre técnica e expressão será tratada pelas professoras para que as crianças construam recursos artísticos cada vez mais elaborados em suas produções. Esse trabalho acontecerá em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil Ana Maria Poppovic, que tem uma professora ceramista em sua equipe. A intenção é ampliar as referências de criação e dar continuidade ao projeto do Vera Integral “Infâncias e cidade”.

Ioga

No ioga, o corpo é visto como veículo para a experimentação e aquisição de conhecimento acerca do mundo e de si mesmo. O trabalho corporal integra a consciência respiratória por meio da observação e do controle da própria respiração. Os exercícios têm como intenção o uso da respiração como ferramenta para busca de serenidade e autorregulação em momentos de ansiedade, medo e raiva.

Corpo e Movimento

Jogos e brincadeiras

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Tecnologia

Neste módulo, os alunos trabalharão a costura e a criação de roupas e acessórios tecnológicos, aprendendo técnicas para uso da linha, agulha, led e cola quente. Através do manuseio dos diferentes materiais, aprendem como efetivar um projeto, ao mesmo tempo em que lidam com a questão da segurança em relação ao próprio corpo e os dos colegas. Movimentos finos da mão, corte com tesoura, junção de materiais e construção de partes para composição do todo serão essenciais para entender os conceitos trabalhados nas diversas invenções.

Música

O trabalho com a linguagem musical promove a aproximação das crianças de instrumentos como violão, guitarra, teclado e percussão, com a aprendizagem de técnicas básicas de manuseio e produção de sons a partir deles. O planejamento também considera o desenvolvimento de outras habilidades musicais, como leitura de partituras simples, percepção auditiva para reconhecer alturas melódicas e coordenação motora necessária para tocar os instrumentos. O repertório é escolhido pelo professor previamente, mas também são considerados os pedidos dos alunos.

Arte

Criar um dicionário visual a partir de palavras do imaginário da infância: a proposta deste módulo, centrada na linguagem do desenho, possibilitará o contato com escala de desenhos e diferentes riscadores e suportes.

Inglês

O trabalho de inglês nessa faixa etária prevê a continuidade e o aprofundamento da escuta, escrita e oralidade por meio de leituras. A escuta de histórias no idioma e a escrita de registros sobre essas narrativas, em grupo ou individualmente, sistematizam a aprendizagem de novos vocabulários e expressões. Os registros dão pistas sobre em que ponto os alunos se encontram em seu processo de aprendizagem, permitindo às professoras lançar mão de intervenções que incentivam o uso do vocabulário adquirido e a organização das ideias para a comunicação e construção de textos em inglês.

Corpo e Movimento

Jogos e brincadeiras

Jogos e brincadeiras tradicionais de diversas regiões do Brasil e de algumas partes do mundo ampliam as referências corporais e possibilitam conversas sobre diferentes manifestações do corpo nas culturas do brincar. Brincadeiras de povos originários podem ser reinterpretadas pelas crianças a partir do conhecimento de suas origens e de conversas sobre sua importância para aqueles determinados grupos. Brincadeiras já conhecidas pelas crianças, como pique-bandeira, queimada e pega-pega fazem parte dessas reflexões e das experiências desse projeto.

Os polinizadores e a cidade

A relação com a natureza enfatizada nos ciclos da horta, nos polinizadores e na ideia de sustentabilidade, no entorno ou na cidade, são o foco deste módulo, que prevê a observação e o registro por meio da pintura e a construção de narrativas e argumentos para justificar as ideias.

Tecnologia

Nos ateliês de Tecnologia, as crianças trabalham com projetos que que envolvem Física, Matemática e outras áreas do conhecimento, com o resgate de tecnologias ancestrais e reflexões sobre a valorização dos conhecimentos acumulados pela humanidade para se chegar a novas técnicas. O manuseio de materiais como canos, martelo, cola quente, parafusos e ferramentas em geral, por meio de movimentos finos da mão, serve tanto para a efetivação de um projeto como para tratar a ideia de segurança em relação ao próprio corpo e dos colegas. Planejamento no papel, recorte com tesoura, junção de materiais, construção de partes para se chegar ao todo e conceitos de engrenagens e força são alguns dos elementos com os quais as crianças lidam nestes projetos.

Leitura

O projeto de leitura do Vera Integral coloca as crianças em contato com um variado repertório de livros, sobretudo, aqueles que ampliam e problematizam a relação entre texto e imagem. A escolha do título é baseada em critérios diversos, dentre eles, as possibilidades de conversas que pode gerar. A expressão de ideias e argumentos favorece uma atenção ao que o livro diz por meio das linguagens verbal e visual, nas linhas e nas entrelinhas. Outro foco deste projeto é a parceria com a Biblioteca Clarice Lispector, localizada próxima à Escola. A experiência permanente de frequentar e usufruir de um espaço público, com leituras e empréstimos de livros, contribui com a construção de um sentimento de pertencimento à cultura e à cidade.

Ioga

No ioga, o corpo é visto como veículo para a experimentação e aquisição de conhecimento acerca do mundo e de si mesmo. O trabalho corporal integra a consciência respiratória por meio da observação e do controle da própria respiração. Os exercícios têm como intenção o uso da respiração como ferramenta para busca de serenidade e autorregulação em momentos de ansiedade, medo e raiva.

Música

O trabalho com a linguagem musical promove a aproximação das crianças de instrumentos como violão, guitarra, teclado e percussão, com a aprendizagem de técnicas básicas de manuseio e produção de sons a partir deles. O planejamento também considera o desenvolvimento de outras habilidades musicais, como leitura de partituras simples, percepção auditiva para reconhecer alturas melódicas e coordenação motora necessária para tocar os instrumentos. O repertório é escolhido pelo professor previamente, mas também são considerados os pedidos dos alunos.

Inglês

A aprendizagem de inglês nessa faixa etária tem como foco a escuta e o exercício da oralidade em variadas situações comunicativas. Os projetos consideram o espaço do Vera Integral e seu entorno. O estudo das abelhas, dos alimentos ou mesmo a paisagem do bairro dão contorno aos projetos desenvolvidos no idioma e aprofundam os conhecimentos das crianças em torno dos vocabulários, pronúncia e oralidade. Brincadeiras, música, poesia e desenhos são os meios pelos quais as crianças expressam o que estão aprendendo neste módulo. Outro importante contexto de aprendizagem são as leituras feitas pelas professoras tanto de narrativas já conhecidas em português como de outras inéditas.

Brincadeiras na natureza

Incentivar as brincadeiras ao ar livre, na relação direta com a natureza, é o foco deste módulo, que propicia experiências de imaginação e criação coletiva, em situações de partilha de desejos, significados, procedimentos e soluções. O registro das vivências será feito por meio da fotografia para que o grupo acione as memórias das brincadeiras e para que as professoras favoreçam novos encontros, perguntas e aprendizagens.

Experiências de leitura: parceria Vera Integral e EMEI Ana Maria Poppovic na biblioteca Clarice Lispector (quinzenal)

O projeto de leitura proporciona situações diversas de leitura com crianças da Escola de Educação Infantil Ana Maria Poppovic. A escolha dos títulos é baseada em critérios diversos, como a qualidade dos recursos de linguagem, as ilustrações e as possibilidades de conversas que podem ser geradas. A experiência permanente de frequentar e usufruir de um espaço público, com leituras e empréstimos de livros, contribui com a construção de um sentimento de pertencimento à cultura e à cidade.

Circo

Atividades que proporcionam novas possibilidades corporais, desenvolvimento do senso de equilíbrio e da coordenação motora e exercício da criatividade. Os encontros trazem as seguintes propostas: palhaçadas (construção de cenas engraçadas utilizando referências de palhaços tradicionais), acrobacias de solo (trabalho com as possibilidades expressivas do corpo por meio dos gestos, sons e trejeitos dos animais, fortalecendo estruturas musculares), equilibrismo com pratos chineses (trabalho com a concentração e o foco e ampliação do conhecimento e controle sobre o próprio corpo), manipulação de bolas e lenços (exercita a mira e o domínio da força) e voos e acrobacias aéreas no trapézio e no tecido acrobático (possibilita ganho de força e coragem, superação dos medos).

Brincando com a dança

Os encontros são elaborados a partir de diferentes referências de corpo e movimento – dança contemporânea, manifestações das culturas populares brasileiras e brincadeiras das infâncias – com forte inspiração nas danças, narrativas, passos, ritmos e cantos que os diversos folguedos nacionais propõem. Há momentos de proposições mais expansivas e outros mais introspectivos, que possibilitam um contato atento, investigativo e cuidadoso com o próprio corpo e com os dos outros.

3º, 4º e 5º ano - manhã

G5, 1º e 2º ano - tarde

G5, 1º e 2º ano - manhã

G2, G3 e G4 - manhã

Horta: aromas e sabores

A relação com a horta e com as PANCs (plantas comestíveis não convencionais) são o foco deste módulo. O conhecimento sobre algumas ervas e flores serão compartilhados com as crianças para que o utilizem em receitas habituais e percebam os processos de transformação dos alimentos pela temperatura, mistura e acréscimo de aromas. Será elaborado, com o grupo, um diário das experiências na cozinha com receitas, perguntas e aprendizagens.

G2, G3 e G4 - tarde

Ioga

No ioga, o corpo é visto como veículo para a experimentação e aquisição de conhecimento acerca do mundo e de si mesmo. O trabalho corporal integra a consciência respiratória por meio da observação e do controle da própria respiração. Os exercícios têm como intenção o uso da respiração como ferramenta para busca de serenidade e autorregulação em momentos de ansiedade, medo e raiva.

Capoeira

Cantigas e ladainhas de domínio público, introdução rítmica, gingas, golpes e esquivas, encaixes e floreios, corpo e instrumento são os aspectos centrais do início dessa prática. À medida que a movimentação ganha mais fluidez e autonomia, outros fundamentos técnicos são incorporados. Serão introduzidos os encaixes, que são recortes do jogo formal da capoeira, o repertório de golpes e esquivas, e, na parte musical, iniciamos uma conversa sobre o samba de roda.

Culinária

A cada encontro, será desenvolvida uma receita de pães, biscoitos ou bolos. A horta e as plantas comestíveis não convencionais serão o foco para a elaboração de diferentes receitas. O conhecimento sobre transformação a partir da mistura de ingredientes, temperatura e consistência serão tratados durante o preparo da receita e, posteriormente, nos registros feitos pelas crianças.

Capoeira

Cantigas e ladainhas de domínio público, introdução rítmica, gingas, golpes e esquivas, encaixes e floreios, corpo e instrumento são os aspectos centrais do início dessa prática. À medida que a movimentação ganha mais fluidez e autonomia, outros fundamentos técnicos são incorporados. Serão introduzidos os encaixes, que são recortes do jogo formal da capoeira, o repertório de golpes e esquivas, e, na parte musical, iniciamos uma conversa sobre o samba de roda.

Culinária

A cada encontro, será desenvolvida uma receita de pães, biscoitos ou bolos. A horta e as plantas comestíveis não convencionais serão o foco para a elaboração de diferentes receitas. O conhecimento sobre transformação a partir da mistura de ingredientes, temperatura e consistência serão tratados durante o preparo da receita e, posteriormente, nos registros feitos pelas crianças.

Capoeira

Cantigas e ladainhas de domínio público, introdução rítmica, gingas, golpes e esquivas, encaixes e floreios, corpo e instrumento são os aspectos centrais do início dessa prática. À medida que a movimentação ganha mais fluidez e autonomia, outros fundamentos técnicos são incorporados. Serão introduzidos os encaixes, que são recortes do jogo formal da capoeira, o repertório de golpes e esquivas, e, na parte musical, iniciaremos uma conversa sobre o samba de roda.

Corpo e movimento

Jogos e brincadeiras

Jogos e brincadeiras da infância são excelentes oportunidades de interação entre adultos e crianças e de desenvolvimento motor, cultural e social, e possibilitam a expressão de afetos, a vivência de frustrações e conquistas e a regulação das emoções. Por meio de atividades de correr e pular corda, de brincadeiras como esconde-esconde e pique-bandeira – em suas diferentes variações –, dentre outras, as crianças são desafiadas a lidar com regras, conhecem os desafios do corpo, cooperam para o desenvolvimento de uma brincadeira e aprendem o significado do cuidado de si e do outro.

Culinária

A cada encontro, será desenvolvida uma receita de pães, biscoitos ou bolos. A horta e as plantas comestíveis não convencionais serão o foco para a elaboração de diferentes receitas. O conhecimento sobre transformação a partir da mistura de ingredientes, temperatura e consistência serão tratados durante o preparo da receita e, posteriormente, nos registros feitos pelas crianças.