Mapa curricular do Vera

Educação Infantil

Educação Infantil

currículo – curricular/formação

Na EI da Escola Vera Cruz, a nossa organização curricular estabelece um diálogo com a BNCC, o Currículo Paulista e Paulistano e, sustenta-se em três grandes eixos que se inter-relacionam: a cultura da humanidade, a cultura da escola e a cultura da infância. Temos intenção que nosso currículo crie possibilidades para a expressão da cultura da infância, nas relações que as crianças estabelecem com os conhecimentos circunscritos pela escola e nas aprendizagens que produzem. Partindo da aproximação da expressão da infância e de sua relação com os conhecimentos da cultura da humanidade,nos saberes que fazem sentido para a vida das criança no século XXI, circunscrevemos e definimos localizadores da cultura da escola, considerando a integração curricular do G1 da Educação Infantil ao terceiro ano do ensino Médio e também nossa história, o momento atual da nossa realidade escolar e da nossa sociedade. Nossa aproximação da cultura da infância se faz através da investigação e análise da vida da sala de aula e das documentações de crianças e adultos. Para pensar o currículo, consideramos que a aprendizagem se dá na complexidade que marca o ser e pensar do humano. Assim, ela não é fragmentada, mas ao contrário, é produzida pelo aluno nas infinitas interações, através das quais constitui sua rede de conhecimentos sobre si e sobre o mundo. Estamos falando, portanto, de uma mudança de paradigmas — um abandono à uma concepção de aprendizagem e currículo adultocêntrico e fragmentado para uma concepção de sujeito e currículo integrado, onde a criança tem lugar e voz. Nosso currículo tem como intenção, sustentar nossas concepções, dar vida, forma aos nossos princípios e valores, dar referências para as reflexões do professor sobre suas intencionalidades e as da série, de modo a cuidar do rigor necessário às aprendizagens. Queremos que ele oriente uma prática investigativa, que acolhe o novo que cada criança traz em si, na qual o professor intervém para que elas, como seres únicos e singulares, possam viver e aprender num constante processo de transformação e invenção; estar e criar sujeitos e mundos. Uma prática na qual as crianças sintam-se sujeitos pertencentes a um grupo, e como tal, comprometidos com o outro, com o coletivo e, com a co-construção, movimento e transformação de realidades.
Aprendizagem
Conhecimentos
Linguagens
Concepções
Direitos das crianças
Compromissos do
projeto pedagógico
Campos
investigativos

Aprendizagem

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Definições

Interaja com o mapa para mais informações.

Conhecimentos/
conceitos

Matemática, Artes, Tecnologia, Ciências Humannas, Língua Portuguesa, Ciências Naturais

Concepções

Escola de Educação da Infância, Método Investigativo, Avaliação, Linguagem e Pensamento, Conhecimento, Aprendizagem, Brincar, Infância criança, Cuidar e Educar, Educador

Direitos das crianças

Toda criança tem direito à: criar e expressar a cultura a infância, pertencer e viver na democracia, construção de sua identidade.

Compromissos do projeto pedagógico

Dar vida às concepções da escola e direitos das crianças, comprometendo-se com o método investigativo (inventivo).

Campos Investigativos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Linguagens

Oral, Leitura E Escrita, Matemática, Corporal, Dramática, Sonora/musical, Tecnológica/digital, Fotográfica, Construção, Gráfica/ Desenho, Pintura, Modelagem

Tempo e espaço

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Eu no mundo, o mundo em mim

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Contemporaneirade

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Ocupação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Natureza

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Cotidiano das escolas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Movimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Oral e leitura

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Composição

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Multiculturalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Definições

Interaja com o mapa para mais informações.

Concepção

AÇÃO OU EFEITO DE GERAR UM SER VIVO...

Entendemos por concepção a compreensão/ interpretação de algumas teorias que escolhemos, em função de seu diálogo com o nosso projeto. Elas, ao mesmo tempo, em que nos sustentam e orientam, sendo propulsoras e a força da constituição de nosso currículo e ações, também abrem a possibilidade da invenção de um projeto inédito no qual podemos criar novas teorias e práticas. Nossas concepções estão em diálogo com autores e experiências como: Deluse Guatarri, Maturana e Varela, John Dewey, Zygmunt Bauman, Vygotsky, Wallon, Luria e Lorintiev, Paulo Freire, Virginia Kastrup, Sueli Rolnik, Loris Malaguzzi Vera Vecchi Carlina Rinaldi Madalena Tedeschi, Maria Aparecida Gabbi e Monica Appezato Pinazza, Carolyn Edwards/ Lella Gandini/George Forman… Cristian, Peter Moss, Dunker, Morran, Djamila Ribeiro, e outros, mtos outros…

CONCEPÇÃO DE ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Escola de Educação Infantil é um lugar onde a criança vive a entrada em um novo mundo, diferente do familiar. Nela vive o presente que faz parte de sua história e não a preparação para uma vida pessoal/escolar futura. É um espaço de brincar, conviver e aprender. Um espaço onde a experiência nas relações, sustentadas em nossas intencionalidades transversais, faz da escola um lugar embrionário de vida democrática em sociedade (Dewey). É uma comunidade de aprendizagem onde as crianças e todos os adultos envolvidos ao atribuírem sentido às experiências, expressam sua singularidade e, em coautoria e corresponsabilidade, vivem e constroem conhecimentos; pensamento crítico, decolonial, científico e inventivo. Um espaço transformador e emancipatório, onde crianças e adultos inventam modos de produzir diferença no espaço público e coletivo. Lugar que vive e valoriza as diferenças, num coletivo intercultural e plural que contempla a multidimensionalidade do humano. Nossa Escola comprometida com a cocontrução na Comunidade escolar, valoriza o diálogo e participação das famílias e a Formação dos Educadores e Equipe Administrativa.