Hora do lanche

O horário do lanche é um período crítico de exposição da criança, o qual pode aumentar o risco de contaminação do vírus causador da doença covid-19. Publicamos, aqui, orientações aos educadores para que o horário do lanche seja feito com segurança de todos que participam deste momento.

1. As mesas do lanche devem ser montadas de acordo com as regras de distanciamento, preferencialmente em local arejado. As cadeiras devem ser disponibilizadas de forma alternada, para que os alunos não fiquem um ao lado do outro ou de frente um para o outro. Se preciso, o lanche deve ser feito em horários distintos, para que o distanciamento não seja prejudicado.
  2. As mesas e cadeiras devem ser higienizadas com álcool 70% antes que os lanches sejam servidos.
  3. A máscara deve ser retirada pelo elástico (e não pelo seu material protetor) e colocada em saquinho próprio ANTES da higienização das mãos. A máscara limpa, trazida de casa, deve ficar acessível para que a troca seja feita ao final do lanche. As crianças maiores já têm autonomia para guardar a máscara utilizada em seus pertences.
  4. A higienização das mãos deve ser feita neste momento, sem contato direto das mãos com a mesa.
  5. Os profissionais que distribuem alimentos devem utilizar EPIs e seguir protocolos de higiene para manipulação dos produtos.
  6. Os professores devem usar a proteção completa do rosto, com o face shield, enquanto as crianças estiverem sem a máscara facial.
  7. Os lanches são disponibilizados em mesa de apoio e devem ser servidos em embalagens individuais. As crianças pequenas podem necessitar da ajuda de um adulto para abrirem as embalagens. Após o manuseio do lanche da criança, é importante que o adulto higienize novamente as mãos.
  8. Os alunos devem ser orientados a evitarem muitas conversas enquanto estiverem sem a máscara facial, já que as gotículas de saliva podem atingir uma distância superior à separação planejada para as crianças.
  9. O resíduo (embalagens e cascas de frutas) deve ser colocado em recipientes próprios disponibilizados nas mesas.
  10. Ao final do lanche, a higienização das mãos com o álcool em gel deve ser feita ANTES de o aluno colocar, pelo elástico, a máscara higienizada. A criança pode permanecer sentada à mesa para fazer essa troca.
  11. Os recipientes/cumbucas com o lixo são colocados em bandejas também disponibilizadas em mesa de apoio.
  12. As mesas e cadeiras são novamente higienizadas, com álcool 70%, para o próximo grupo utilizá-las.

Horário do lanche – Educação Infantil

• Os lanches são embalados individualmente, servidos em mesa de apoio.
  • O distanciamento das crianças é respeitado (cumbuca com o lanche e cumbuca para o lixo na mesa).
  • As crianças têm assistência da professora, que usa proteção facial completa.
  • Há máscaras para troca, disponibilizadas próximas à mesa.
  • Há cumbucas com lixo individual em bandeja, na bancada de apoio.