INSTRUÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO
A pós-graduação Formação de Escritores está com as inscrições abertas para o processo seletivo das turmas 2025. Há vagas disponíveis para o núcleo de estudo de escrita de ROTEIROS para CINEMA E TV. Veja abaixo as informações sobre o processo.
A pós-graduação Formação de Escritores não faz uma prova convencional. A seleção dos candidatos resulta da análise e avaliação dos seguintes textos que o candidato entrega no ato de inscrição:
1 – Para o processo seletivo do núcleo Roteiro para Cinema e TV o candidato ou candidata interessada deve anexar um roteiro audiovisual de no máximo 5 páginas, e/ou uma cena de entre 3 a 5 páginas com ao menos dois personagens, com diálogos, e/ou um texto literário de no máximo 5 páginas. Os textos poderão ser inéditos ou não, e devem ser de autoria do(a) inscrito(a).
2 – Carta de intenções dirigida à Coordenação do curso:
Nessa carta, o(a) candidato(a) se apresenta para a Coordenação do curso. É uma forma de conhecermos brevemente o perfil de escritor ou escritora que se candidata e sabermos um pouco de sua relação com a escrita, suas motivações, interesses e disponibilidade para se comprometer com o curso oferecido. Recomendamos que o(a) candidato(a) leia as informações sobre a pós-graduação no site do Instituto para a elaboração da carta de intenções.
O texto literário e a carta de intenções deverão ser anexados ao formulário de inscrição no formato PDF ou DOC.
Procedimentos para a inscrição no processo seletivo
1. Abrir o formulário de inscrição online (clique aqui)
2. Digitar número de CPF, selecionar a opção Pós-graduação lato sensu e, depois, a alternativa abaixo: Formação de Escritores – Núcleo Roteiro para Cinema e TV
3. Preencher as informações da ficha cadastral.
4. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição via cartão de crédito.
5. Você receberá um email de confirmação de abertura de processo seletivo.
6. Clique no link enviado por email para completar o processo seletivo e, depois;
7. Anexar cópia do currículo em formato PDF ou DOC;
4. Anexar cópia do texto literário ou roteiro no formato PDF ou DOC;
5. Anexar cópia da carta de intenções no formato PDF ou DOC;
6. Enviar formulário de inscrição completo.
Em seguida, o(a) candidato(a) receberá um email confirmando o envio completo das informações e documentos necessários para a devida avaliação no processo seletivo. Caso não o receba, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Instituto pelo email secretaria.instituto@veracruz.edu.br ou pelo telefone 11 3838-5992.
Datas do 3º processo seletivo
Início: 20 de janeiro de 2024
Término: em fluxo contínuo
Divulgação dos resultados: Os candidatos aprovados serão comunicados por email.
Matrículas: em fluxo contínuo
Início das aulas do núcleo Roteiro: a definir
Documentos para matrícula
1. Cópia autenticada do diploma de curso superior de graduação (frente e verso) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de curso superior, emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida.
2. Cópia autenticada do histórico escolar de curso superior de graduação.
3. Cópia da cédula de identidade.
4. Cópia do CPF.
5. Foto 3 x 4.
6. Comprovante de residência.
7. Requerimento de matrícula (preenchido no Instituto Vera Cruz).
8. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (preenchido no Instituto Vera Cruz).
Bolsas de estudo
O Instituto Vera Cruz disponibiliza algumas bolsas de 80% para candidatos autodeclarados negros ou indígenas. Há também bolsas de até 20% disponíveis aos demais candidatos. Nos dois casos a seleção se dará a partir da análise de projeto de escrita enviado pelo candidato no momento da inscrição no processo seletivo. Para o terceiro processo seletivo estas bolsas estão disponíveis apenas para o NÚCLEO ROTEIRO.
Profissionais da rede pública de ensino recebem automaticamente 15% de bolsa.