A pós-graduação Formação de Escritores está com as inscrições abertas para o processo seletivo do núcleo de estudos ROTEIRO PARA CINEMA E TV. Veja abaixo as informações sobre o processo. Para os demais núcleos, aguarde novas informações.
A pós-graduação Formação de Escritores não faz uma prova convencional. A seleção dos candidatos resulta da análise e avaliação dos seguintes textos que o candidato entrega no ato de inscrição:
1 – Texto de autoria do candidato:
Para o processo seletivo do núcleo Roteiro para Cinema e TV o candidato ou candidata interessada deve anexar um roteiro audiovisual de no máximo 5 páginas, e/ou uma cena de entre 3 a 5 páginas com ao menos dois personagens, com diálogos, e/ou um texto literário de no máximo 5 páginas. Os textos poderão ser inéditos ou não, e devem ser de autoria do(a) inscrito(a).
2 – Carta de intenções dirigida à Coordenação do curso:
Nessa carta, o candidato se apresenta para a Coordenação do curso. É uma forma de conhecermos brevemente o perfil de roteirista escritor ou escritora que se candidata e sabermos um pouco de sua relação com a escrita e o audiovisual, suas motivações, interesses e disponibilidade para se comprometer com o curso oferecido. Recomendamos que o candidato ou candidata leia as informações sobre a pós-graduação no site do Instituto para a elaboração da carta de intenções.
O roteiro/texto literário e a carta de intenções deverão ser anexados ao formulário de inscrição no formato PDF ou DOC.
Procedimentos para a inscrição no processo seletivo
1. Abrir o formulário de inscrição online (clique aqui)
2. Digitar número de CPF, selecionar a opção Pós-graduação e depois a opção Formação de Escritores – Núcleo Roteiro para Cinema e TV.
3. Anexar cópia do currículo do candidato em formato PDF ou DOC.
4. Anexar cópia do roteiro/texto literário do candidato no formato PDF ou DOC.
5. Anexar cópia da carta de intenções no formato PDF ou DOC.
6. Enviar formulário de inscrição completo.
7. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição via cartão de crédito (isenção de taxa para esse núcleo).
Em seguida, o candidato receberá um email de confirmação do envio. Caso não o receba, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Instituto pelo email instituto@veracruz.edu.br ou pelo telefone 11 3838-5992.
Datas processo seletivo
Início: 3 de julho de 2023
Término: em fluxo contínuo até formação de turma
Divulgação dos resultados: Os candidatos aprovados serão comunicados por email após a inscrição no processo seletivo.
Matrículas: em fluxo contínuo.
Início das aulas: a definir.
Documentos para matrícula
1. Cópia autenticada do diploma de curso superior de graduação (frente e verso) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de curso superior, emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida.
2. Cópia autenticada do histórico escolar de curso superior de graduação.
3. Cópia da cédula de identidade.
4. Cópia do CPF.
5. Foto 3 x 4.
6. Comprovante de residência.
7. Requerimento de matrícula (preenchido no Instituto Vera Cruz).
8. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (preenchido no Instituto Vera Cruz).
Bolsas de estudo
O Instituto Vera Cruz disponibiliza algumas bolsas de 80% para candidatos autodeclarados negros ou indígenas. Há também bolsas de 20% disponíveis aos demais candidatos. Nos dois casos a seleção se dará a partir da análise de projeto de escrita enviado pelo candidato no momento da inscrição no processo seletivo. Clique aqui para solicitar mais informações sobre o projeto de escrita. Profissionais da rede pública de ensino e ex-alunos recebem automaticamente 15% de bolsa.
Caso tenha outras dúvidas, entre em contato:
tel. 11 3838 5992
instituto@veracruz.edu.br
Rua Baumann, 73 – Vila Leopoldina
De 2ª a 6ª feira, das 13h00 às 22h00