Calculando mentalmente no Ensino Fundamental I: entre brincadeira e ginástica para a construção do raciocínio

Gabriela A. Valente, Juliana Bustamante Kavakama, Zilda Maria Pereira

Resumo


O ensino da matemática na educação básica é composto de uma grande diversidade de conteúdos que são transmitidos por meio de diferentes metodologias. Em se tratando do ensino fundamental I, a função do professor é construir junto com o aluno predisposição para a aprendizagem de matemática, despertar nas crianças interesse e curiosidades por meio de problematizações e brincadeiras. Neste artigo, trataremos de um conteúdo que é pouco abordado, a saber, o cálculo mental. O cálculo mental está centrado no significado dos cálculos intermediários e facilita a compreensão das regras do cálculo escrito. Partimos da hipótese de que existem diferentes maneiras de calcular e que podemos escolher a melhor para cada situação, utilizando procedimentos originais para se chegar ao resultado. Além disso, advogamos pelos benefícios para a construção do raciocínio que o cálculo mental pode apresentar. Nosso objetivo é identificar sua presença nas salas de aula do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, a partir da prática docente, mas também dos livros didáticos. Assim, foram utilizadas diferentes fontes de pesquisa, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que concerne ao ensino de matemática, textos teóricos, experiências de estágio das autoras, a consulta em livros didáticos de matemática e uma entrevista com um pesquisador e escritor matemático Marcelo Lellis.

Palavras-chave


Cálculo mental. Ensino de Matemática. Livro didático.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n1.ano2020.art391

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