Concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre aulas práticas

Daniela de Oliveira Francisco, Magda Medhat Pechliye

Resumo


As aulas laboratoriais de biologia são consideradas necessárias para a educação científica, na medida em que podem estimular a criatividade e capacidade de reflexão dos estudantes. Porém, a forma como estas têm sido abordadas pelos professores nem sempre garante a eficácia da aprendizagem, principalmente se inseridas no contexto de um ensino tradicional. Assim, o presente estudo visa analisar as concepções de professores de ensino superior de um curso de Ciências Biológicas sobre o uso que atribuem às aulas práticas laboratoriais de biologia, bem como sua importância para a formação de graduandos. Os resultados mostraram que os sujeitos da pesquisa usam métodos voltados para um ensino tradicional, desde a forma como conduzem suas aulas práticas por meio de roteiros não flexíveis, até suas concepções acerca da necessidade das aulas laboratoriais. Destaca-se, portanto, que a formação de professores necessita de melhorias, tanto no nível da educação básica, quanto da graduação.


Palavras-chave


Laboratório; Aula prática; Ensino; Formação de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art307

Apontamentos

  • Não há apontamentos.