A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas

Telma Weisz

Resumo


Desde sua publicação, em 1979, a obra Los sistemas de escritura en el desarollo del niño, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (publicado no Brasil em 1985, como Psicogênese da língua escrita), inspirada no construtivismo piagetiano, suscitou diversos estudos e experiências pedagógicas. Decorridas mais de três décadas da publicação da obra no país, o artigo analisa alguns desdobramentos, teóricos e práticos, desta obra, citando as experiências do PROFA, do Programa Ler e Escrever e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ao propor o ensino da língua concomitantemente à alfabetização se colocaram contrários à tradição pedagógica brasileira de separá-la do letramento.

Palavras-chave


Alfabetização; Letramento; Construtivismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art264

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