Consolidação e expansão das políticas de Educação Especial no Brasil: de 1930 à Constituição Federal de 1988

Denise Soares da Silva Alves, Luis Enrique Aguilar

Resumo


Este artigo apresenta o percurso das políticas de Educação Especial no Brasil de 1930 a 1988. O estudo foi construído mediante a análise de referenciais normativos que contemplaram as políticas educacionais no Brasil durante este período e aponta elementos alusivos ao ensino dos alunos com deficiência, focalizando como estes referenciais associados às reivindicações sociais incidiram sobre decisões políticas e legais que resultaram em diferentes direcionamentos da modalidade Educação Especial no cenário brasileiro. Conclui-se que, ao longo do tempo, mudanças ocorridas nas políticas educacionais redefiniram o papel ocupado pela Educação Especial gerando transformações em sua organização e na estruturação de seus serviços.

Palavras-chave


Políticas educacionais; Educação Especial; Legislação educacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol7.n1.ano2017.art259

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