Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.

Soraia Souza Cardoso

Resumo


O presente artigo objetiva a reflexão sobre os desafios – e a superação destes – que se apresentam ao processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à alfabetização, evidenciados em uma situação prática observada em uma sala de aula. O aprofundamento sobre o assunto desvelou a importância da teoria sócio-histórica, notadamente pautada no pensamento de Piaget, Vygotsky e Freire, para entender como se dá a apropriação do conhecimento, reconhecendo a relevância do contexto em que a criança está inserida, bem como reconhecê-la como sujeito da aprendizagem, na qual sua história é considerada. A figura do professor é essencial no sentido de planejar, agir e refletir sobre sua ação, na intenção de propor intervenções pontuais a fim de promover esse aprendizado de maneira contextualizada.

Palavras-chave


educação; alfabetização; letramento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art235

Apontamentos

  • Não há apontamentos.