Educadores que atuam em Organizações Não Governamentais: uma análise de suas necessidades de formação

Lisandra Marisa Príncepe, Marli André

Resumo


O texto relata dados de uma pesquisa que objetivou analisar as necessidades formativas de educadores que atuam em projetos de educação não formal promovidos por duas ONGs. Buscou-se identificar os principais desafios enfrentados pelos educadores em suas práticas cotidianas e as maneiras encontradas por eles para responder a esses desafios. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas, observação de atividades pedagógicas e análise de documentos. Os educadores da ONG 1 indicaram como necessidades: adquirir conhecimentos sobre suas linguagens de trabalho, contextos onde atuam e finalidades educativas. Os educadores da ONG 2 sinalizaram a necessidade da busca de conhecimentos gerais e de outros campos científicos, respaldo de especialistas e atualização cultural.

Palavras-chave


Educador Social; Necessidades Formativas; Educação Não formal

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol4.n2.ano2014.art177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.