Formação inicial de professores e projetos integradores do curso de Pedagogia: desafios e possibilidades

Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello, Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito

Resumo


O presente estudo parte do pressuposto que o currículo pensado para os Cursos de Pedagogia, mesmo depois das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais –DCNs, não contribui para a superação da fragmentação no processo de formação de professores. Verificou-se possibilidade de integração entre as disciplinas, por meio do componente curricular, Projetos Integradores e aprofundou-se análise sobre os Projetos Integradores do Curso de Pedagogia, da UFAL. Buscou-se refletir sobre a integração formativa de professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; oferecer subsídios para a elaboração de Projetos Pedagógicos; contribuir para a ressignificação do currículo de formação de professores; evidenciar o modo como foram contempladas as diferentes dimensões dessa integração. Por meio deste estudo, os Projetos Integradores, enquanto umdos componentes do currículo do Curso de Pedagogia, mostrou-seintegrador e importante auxiliar em um necessário processo de desfragmentação do referido curso.

Palavras-chave


Formação de professores; currículoeducação; Diretrizes Curriculares Nacionais; projetos integradores

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol4.n1.ano2014.art155

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