Construindo a gestão democrática em uma escola de educação infantil: análise das estratégias de desenvolvimento de uma reunião de equipe

Luciana Kazuko Nishioka, Marisa Vasconcelos Ferreira

Resumo


Tem sido um desafio para os sistemas de ensino e as unidades de educação infantil a concretização em ações cotidianas dos princípios da gestão democrática. Ainda hoje a prática de alguns gestores parece priorizar aspectos burocráticos e administrativos em detrimento da atuação focada na coordenação de uma equipe composta por pessoas em torno de um trabalho coletivo. Este artigo busca refletir sobre possíveis condições e estratégias que podem facilitar a ação dos gestores, especificamente, no desenvolvimento de reuniões (administrativas ou pedagógicas) e contribuir para a realização de um trabalho em equipe na perspectiva de uma gestão democrática. No presente artigo, iniciamos discutindo sobre o desafio da gestão democrática, focando a perspectiva da Educação Infantil e abordando a ação específica dos gestores na unidade. Seguimos delimitando ações da gestão na organização dos eventos de reunião, considerando-os enquanto ambientes formativos. A base de dados foi construída a partir da observação de uma reunião de equipe e da entrevista com a diretora da instituição pesquisada. Por fim, tecemos considerações afirmando a possibilidade e necessidade de assumir estratégias que favoreçam o trabalho coletivo, desde que o gestor assuma seu papel de articulador e a equipe atue com compromisso e envolvimento em objetivos comuns. Reuniões pedagógicas bem estruturadas, em espaço e tempo adequados, que garantam a participação de todos em torno do alcance de metas e objetivos comuns, podem ser caminhos para um melhor aproveitamento de espaços que a escola dispõe.


Palavras-chave


gestão escolar; estratégias de participação; trabalho em equipe; educação infantil

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol3.n2.ano2013.art146

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