Reflexões sobre a participação de um aprendiz em uma Comunidade de Prática

Marcos Cesar Polifemi

Resumo


Neste artigo, após discutir brevemente o conceito de comunidades e refletir, especificamente, sobre alguns dos elementos comuns a diferentes tipos de comunidade, analisarei a iniciação de um participante novato em uma Comunidade de Prática, sob a perspectiva de sua participação periférica legítima (LAVE; WENGER, 1991). Este estudo de caso (NUNAN, 1992), conduzido a partir da análise das interações ocorridas em um curso a distância de formação continuada para coordenadores, permitiu observar a ocorrência de estratégias discursivas que indicam a importância de se assumir, declaradamente, uma postura de aprendiz como forma de obter uma melhor acolhida do restante do grupo e, com isso, construir um contexto apropriado para que a colaboração e a aprendizagem possam ocorrer.

Palavras-chave


Comunidade de Prática; aprendizagem; participação periférica legítima; educação à distância

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DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol4.n1.ano2014.art144

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